domingo, 4 de janeiro de 2015
CLARISSA RODRIGUES SE DESPEDE DO SPORT
PERNAMBUCO PERDE UMA GRANDE REFERENCIA
É “natural” que atletas que almejam alcançar pontos mais altos durante a carreira deixem a cidade onde viveram, cresceram e conheceram o esporte. É algo que ocorre com frequência com atletas pernambucanos e, especificamente, nadadores. No fim deste ano, duas atletas que se tornaram referência - em épocas distintas - na natação pernambucana anunciaram que estão deixando o Recife. A veterana Joanna Maranhão e a promessa Clarissa Rodrigues.
Enquanto Joanna retorna de um período de afastamento do esporte, Clarissa dá passos para deixar de ser promessa e se tornar uma realidade. Em ambos os casos, o que pesou para que a decisão fosse tomada foi a estrutura que os clubes paulistas oferecem. Além do êxodo destas duas nadadoras, outra pernambucana que já fez o caminho e está colhendo resultados positivos é Etiene Medeiros, do Sesi-SP, mesmo clube para onde Clarissa está indo.
Durante esta temporada, Clarissa Rodrigues teve uma queda de rendimento. Não chegou nem a repetir os tempos que teve no ano passado. Depois disso, ela começou a ceder. A nadadora tinha resistência quanto à mudança de estado para treinar, mas quando percebeu que era necessário, sinalizou que o faria.
Em entrevista coletiva, ontem, no parque aquático da Ilha do Retiro, o vice presidente de esportes olímpicos do Sport Yuri Romão, a nadadora e os dois treinadores que a acompanharam enquanto nadou pelo Leão, anunciaram oficialmente a transferência de Clarissa para o Sesi-SP. Ela, os pais e o irmão se mudam no próximo dia 8.
Mesmo que indo em busca de uma estrutura melhor, ela agradece ao clube rubro-negro. “Tenho muito orgulho de falar que o Sport me fez atleta. Cresci aqui e criei um nome que hoje me permite sair e ir treinar com atletas melhores que eu. Eu tomei a decisão que eu quero chegar longe. Eu quero chegar onde os outros pensam que eu não vou chegar”, disse. Quero crescer como nadadora e ir aos jogos Olímpicos”, adicionou. Os objetivos da nadadora já estão bem traçados e a casa nova deve empolgar.
Joanna, por sua vez, será atleta do Pinheiros. Ela passou pouco mais de seis meses afastada das piscinas após decidir encerrar a carreira, no início de 2014. No meio deste ano, mudou de ideia. Teve o retorno marcado por grandes atuações nos JUBs, Open e Campeonato Brasileiro que garantiram à nadadora vagas para o Campeonato Mundial em Kazan e o Pan-Americano em Toronto, em 2015.
Ainda há nadadores e atletas de outras modalidades, no estado, que têm potencial para chegar muito longe. Alguns ainda apostam que é possível dar certo sem deixar “a terrinha”, insistem ou não conseguiram condições para trilhar o mesmo caminho de Etiene, Joanna e Clarissa. Entretanto, é fato que sem essas três atletas Pernambuco fica órfão de um nome de referência na natação feminina.
Como Clarissa chegou ao Sport
Aos oito anos, Clarissa fazia aulas de natação no colégio quando o treinador cubano Raul Fuentes a observou. Ele notou que a menina tinha um talento natural para o esporte e sugeriu que o pai a levasse para treinar no Sport. Na Ilha, ficou sob o comando de Raul até os 13 anos, quando mudou da categoria Petiz para Infantil e passou a ser treinada por Sadler Sulzberger. A partir dai, os dois treinadores trabalharam juntos na preparação da atleta.
Com a saída dela, o “descobridor” de Clarissa sente que foi feito um bom trabalho. “Isso fica no currículo de cada treinador, claro. Não é só o caso de Clarissa, a gente preparou vários atletas, mas no caso dela foi um pouquinho mais. Etiene já passou por aqui, eu treinei Joanna Maranhão também quando trabalhei no Sesc. No caso de Clarissa houve mais estrutura para mantê-la aqui. Nos sentimentos felizes porque ela tem potencial para chegar longe e triste porque é uma grande atleta que vai embora”, contou.
7 anos como atleta do Sport
Campeã Brasileira
Campeã Sul-Americana
Campeã do Multinations 2013, na Polônia, torneio que equivale a um Mundial Infantil 2013.
Fonte: superesportes.com
Assinar:
Postagens (Atom)
AGUA X ENERGY DRINK'S QUAL A IMPORTANCIA DE AMBAS
Existem 2 motivos para beber líquidos: (1) para se manter hidratado, e (2) para fornecer o corpo combustível para a pratica esportiva...
-
Erro nº 1. Não se preocupar com a técnica A natação é um desporto único, porque a melhoria resulta da redu...
-
Graciele Hermann, 20 anos, é a nadadora mais rápida do Brasil nos 50 metros livre e ganhou apelido de 'Gracielo' após fazer histó...
-
Quando falamos sobre a ação de pernas no estilo de crol , podemos dizer que é o menos propulsiva em comparação com a ação de braços (algu...