Polimento seria a melhor palavra para definir o momento crucial na preparação de um nadador???
No universo do treinamento palavras e siglas são comuns no dia a dia dos Treinadores e o uso delas se tornaram essenciais para a compreensão e entendimento de comissão tecnica e atletas.
Uma delas é o Polimento, que ao longo dos anos vem tomando uma conotação que nao nos deixa muito tranquilos frente ao perfeito entendimento de seu significado por nossos atletas. O uso comum da Palavra Polimento para os treinadores vai alem da redução de volume e intensidade,mais sim sobre a perfeita relação entre as duas. Para determinados atletas reduzimos volumes,para outros a intensidade e em alguns casos,mantemos uma relação muito proxima em manutenção dos dois ou redução dos dois, em especial quando ocorre a redução de ambos geralmente é quando detectamos um possivel Overload ou Overtraining,elemento associado a uma sobrecarga no sistema Fisiologico do Nadador que acareta desde a queda da imunidade bem como uma vertiginosa queda no desempenho
.
O desempenho de alto nível pode parecer fácil para as pessoas comuns ( Pais e admiradores da modalidade ),mais atletas e treinadores sabem que, na verdade, é muito difícil de alcança-lo. Além disso, manter um desempenho de alto nível durante uma temporada completa, vários anos ou uma carreira esportiva completa é quase impossível.
O objetivo mais importante para os nadadores é nadar mais rápido nos eventos mais importantes da temporada. Este é geralmente o elemento de treinamento sobre o qual os treinadores se sentem mais inseguros.
“Polimento é um momento para confiar na preparação e priorizar o que é mais importante nesta fase da preparação, frequentemente é o que você não está fazendo, e não o que você está fazendo. (Vern Gambetta Consultor da Universidade Havard e do Clube San Jose Sharks)
O termo Polimento é bem conhecido por todos aqueles que preparam os atletas para a competição, e é amplamente utilizado em todo o mundo em referência à fase final de treinamento que leva a uma grande Prova em especifico ou competição.
Quando deve começar? Determinar a duração de uma redução não é fácil! Regra de ouro: 10 a 35 dias fora da competição principal.
Quanto a carga de treinamento deve ser reduzida?
Uma serie de fatores pode afetar o delicado equilíbrio entre os vários tipos de treinamento que produzirão um excelente desempenho Idade, sexo, a duração dos eventos, o volume do treinamento anterior e a capacidade individual de responder e recuperar-se do treinamento.
Portanto, a maioria dos atletas precisará usar estrategias individualizadas
A carga de treinamento é marcadamente reduzida durante uma "Semana de Qualidade" para que os atletas se recuperem de um treinamento intensivo e se sintam energizados antes de grandes eventos. Com uma carga de treinamento reduzida, no entanto, pode haver um risco de destreinamento. Para evitar esse risco, a intensidade do treinamento deve ser mantida, Além disso, o treinamento de alta qualidade durante a redução, pode melhorar ainda mais as adaptações fisiológicas e de desempenho.
Há evidências científicas de que as reduções de carga de treinamento de 40-60% sugerem ganhos máximos de desempenho para a maioria dos atletas. No entanto, os benefícios também podem surgir com reduções cada vez menores.
Qual é o método de redução mais eficiente?
Redução Linear:
a carga de treinamento é reduzida de forma sistemática (linear)
Redução Exponencial: a carga de treinamento é reduzida de forma sistemática (exponencial), seja lentamente (decaimento lento) ou repentinamente (decaimento rápido)
Redução Abrupta:
A carga de treinamento é subitamente reduzida em uma quantidade constante