quinta-feira, 26 de abril de 2012

DIVULGADA A ESCALAÇAO DA SELEÇÃO PERNAMBUCANA DE NATAÇÃO 2012




DSC05898


Após reunião técnica, realizada na quinta-feira as 20:30h, com os treinadores dos clubes filiados, foi definida a relação de atletas que conquistaram vagas para Seleção Pernambucana, que disputara o Troféu Dr. Milton Medeiros 2012, a ser realizado em Natal/RN nos dias 18 e 19 de Maio.

Abaixo segue listagem oficial com os nomes dos atletas que estão sendo convocados para a Seleção Pernambucana, que disputara o Trofeu Dr. Milton Medeiros 2012, a ser realizado em Natal/RN nos dias 18 e 19 de Maio.

Os atletas deverão informar ao seu treinador, até o sabado as 12h, se estão interessados e aptos a compor a Seleção Pernambucana. Os atletas que não puderem participar, serão substituidos de acordo com os criterios de escalação adotados e aprovados em assembleia.

INF FEM: 
Clarissa Rodrigues – SPORT
Carolline Gomes – SPORT
Isa Galindo – SPORT
Maria Eduarda Sá –SPORT
Larissa Santos – AABB
Marcela Vasconcelos – AABB

INF MASC:
Gabriel Araújo - CNC
Francisco Morais - NN
Gustavo Jordão – AABB
Pedro Calonio - AABB
Wilson Rui - NN
Guilherme Regueira - AABB

JUV FEM:
Paula Bandeira - NN
Gabriela Santos – NN
Julia de França – SM
Juliana Fell – NN
Maria Eduarda Medeiros NN
Maria Guerra – AABB

JUV MASC:
Caio Batista - NN
Bruno Guido - SM
Stenley Almeida - SPORT
Daniel Lindoso - NN
Henrique Bastos - AABB
Rodrigo Carvalho - AABB

JUN/SEN FEM:
Mariana Arnaud – NN
Paula Roberta Batista – NN
Debora Aceto – SM
Mirella Araújo – SPORT
Marina de Lucena – NN
Louyse Carvalho– SPORT

JUN/SEN MASC:
Daniel Arnaud – NN
Felipe Mafra – AABB
Caio Beltrão – NN
Ulysses Viana - AABB
Marcelo Abreu – AABB
Diogo halla - SPORT

Treinadores:
Antonio Coutinho-AABB-recife
Gustavo Fortuna-NN

Fonte:Marco Schoeneman/Federação Aquática Pernambucana


Link Completo com a noticia:





sexta-feira, 6 de abril de 2012

"OS 7 PECADOS CAPITAIS DO NADO CRAWL"



























Erro nº 1. Não se preocupar com a técnica

A natação é um desporto único, porque a melhoria resulta da redução da resistência hidrodinâmica  e não directamente do aumento da força ou endurance.
Devemos começar por treinar essencialmente a técnica. A médio prazo vai ser muito mais fácil.



Erro nº 2. Braçadas rápidas em vez de longas

O pensamento mais comum entre os nadadores  é que para ir mais rápido, temos de aumentar o ritmo das pernas e dar braçadas mais rápidas e vigorosas.
Embora isto seja verdade como é óbvio o grande  aumento da velocidade resultará de uma maior distância alcançada em cada braçada. Portanto, se em cada braçada estivemos a ir mais longe, mas mantendo o ritmo das braçadas isto significa que estaremos a nadar mais rápido com menos esforço. Que tal?


Erro nº 3: Puxar demasiado cedo
Um nadador que inicia a braçada demasiado cedo perde grande parte do volume de água. Assim que a mão toca na agua devemos tentar mantê-la à superfície enquanto deslizamos e somente no último momento iniciar a nova braçada.

Erro nº 4: Olhar em frente e não para baixo

A posição corporal é o factor mais importante na natação. Uma vez que determina resistência hidrodinâmica  produzida, a velocidade da braçada e a forma como deslizamos na água.
A maioria dos nadadores novos começam pela natação Freestyle com a cabeça a olhar sempre  para a frente porque é a posição natural.
Para a posição do corpo na agua ser equilibrada, devemos olhar para o  fundo da piscina. Isto fará com que os quadris e as pernas se mantenham à superfície, reduzindo o resistência hidrodinâmica e permitindo uma braçada mais suave e  mais eficiente.

Erro nº 5: Nadar rígido

Ao contrário do que muitos pensam, a natação não é realizada sobre o estômago. Deve ser feita rodando de lado a lado, permitindo mais uma vez reduzir o resistência hidrodinâmica. Repare na forma de nadar do Michael Phelps e confirme.

Erro nº 6: Cotovelo baixo

A grande fraqueza na braçada de grande parte dos nadadores reside no cotovelo baixo, resultado de ombros fracos e má prática. A braçada correcta começa levando as pontas dos dedos o mais longe possível mantendo o cotovelo alto e depois puxar usando todo o antebraço.

Erro nº 7: Liderar o movimento de recuperação do braço com a mão

Em todos os nadadores de elite, verificamos que a recuperação do braço em cada braçada é feita com o cotovelo bem alto. Isto é conseguido liderando o movimento  com o cotovelo e não com a mão, como a maioria dos nadadores amadores faz.
A chave é manter o cotovelo alto e entrar primeiro com a mão na agua passando com braço bem junto à cabeça.

FONTE: http://www.effortless-swimming.com/





" ESCUTEM O SEU TREINADOR"




Diversas vezes no Treinamento escutamos nossos atletas se queixarem da demora ou da dificuldade para atingir objetivos ou metas,sabemos que tal postura é muita dificultada quando o atleta decide por conta própria tenta resolver o problema e atropela todo o processo de treinamento,um exemplo bem pratico e quando pedimos ao atleta para realizar uma serie em uma velocidade de A2 e o mesmo achando que é preciso nadar mais forte para atinigir o seu objetivo nada na velocidade de um A3,saindo da zona de energia planejada pelo Treinador,e desta maneira provoca um efeito "Avalanche" na fadiga,ela acumula a tal ponto que se torna impossivel completar o Microciclo semanal de Treino de maneira satisfatoria.

Quando Planejamos,procuramos quantificar e distribuir a carga de maneira que ela promova um ganho no desempenho,uma melhora na performance,quando esta logica não é seguida pelo atleta temos a certeza que é preciso parar e esclarecer aos mesmos que tal atitude poderá leva-los a um estado de "Overtraining" processo de degradação física promovido pelo excesso de treino,descanso inadequado ou inexperiencia do atleta,tal processo leva a queda de desempenho e consequente desmotivação no processo de preparação.
Abaixo citarei o tipo de Treinamento, a zona de intensidade,quantidade de energia e tempo de recuperação para cada categoria de treinamento


(REGENERATIVO) ; (REC) ; (MANUTENÇÃO)

Esforço: 75% a baixo

Frequência Cardíaca: 100 a 130bpm

Pausa entre exercícios: 5 a 10s

Tempo Total de serie: 30 a 45minutos




(SUBAEROBIO) ; (A1) ; (E1)


Esforço: 75 a 80%


Frequência Cardíaca: 130 a 150bpm


Pausa entre exercícios: 5 a 20s


Tempo Total de serie: 60 a 90minutos


(SUPERAEROBIO) ; (A2) ; (E2)



Esforço: 81 a 88%


Frequência Cardíaca: 150 a 175bpm


Pausa entre exercícios: 10 a 40s


Tempo Total de serie: 45 a 60minutos



(VO2 MAXIMO) ; (A3) ; (E3)



Esforço: 89 a 92%


Frequência Cardíaca: 170 a 175bpm


Pausa entre exercícios: 1 A 2min


Tempo Total de serie: 25 a 35minutos




(TOLERÂNCIA ANAEROBIA) ; (C2) ; (A1)



Esforço: 93 a 96%


Frequência Cardíaca: MAX


Pausa entre exercícios: 3 A 4min


Tempo Total de serie: 25 a 30minutos




(POTENCIA ALATICA) ; (C3)





Esforço: 97 a 100%


Frequência Cardíaca: MAX


Pausa entre exercícios: recuperação total


Tempo Total de serie: 6 a 12minutos






Grande Abraço

E. Porfírio-Treinador AABB-Recife



domingo, 1 de abril de 2012

MAIS UM DUELO PHELPS X LOCHTE E O VENCEDOR....







Indianapolis Grand Prix 2012, mais um duelo entre os Americanos M.Phelps e R.Lochte,e quem se saiu melhor foi.... Assista ao Vídeo...rsrsrsr,prova acirrada decidida no Nado peito,o comentarista da Universal Sports cita a importância do nado peito nas provas de Medley e afirma uma posiçao que falo todos os dias para os meus atletas "O Peito é a Chave do Medley",um bom Peitista tem grandes chances de ser um ótimo nadador de medley,agora é algo a se pensar e venhamos a concordar que a Natação Americana e um exemplo  a ser seguido ter na mesma prova nomes como: 

  • M.Phelps
  • R.Lochte
  • Darian Townsend 
  • Tyler Clary
  • Peter Vanderkaay
Podendo colocar qualquer um deles em Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos com chances de Brigar pela 1ª Colocação. Estamos melhorando mais ainda a diferença e de umas 4 piscinas entre BRA e EUA.

E.Porfirio-Treinador Equipe Petiz AABB-Recife

Assista a Prova e Veja quem Ganhou !!!!


BRENDAN HANSEN THIS RETURNING



GRAND PRIX DE INDIANAPLOIS 2012,em prova disputadíssima vencida pelo Norte Americano Marcus Titus0-01.00.86 ,Brendam Hansen-01.01.04,Por pouco não ganha prova fazendo a primeira parcial na cola de Titus B.Hansen mostra que segue favorito para a disputa do Olimpic Trials 2012,brigando por uma vaga nas provas de 100 e 200m Peito,a prova também contou com a participação do Brasuka Felipe Lima


Assita a prova:






Nos 200m peito Hansen novamente aparece bem no final da Prova supera 4 adversários finalizando, a prova foi vencida por S.Prenot- 2.14.91,Hansen em 2º- 2.13.93  e em 3º V.Poliakov-2.14.01,a prova ainda contou com a participação do Vovo Ed Moses que na 1ª Parcial ficou em 2º mais não conseguiu suporta o forte ritmo da prova e terminou a prova com- 2.16.08


Pois é amigos esta é mais uma prova da vida longa dos Velocistas,Hansen e Moses com mais de 30 anos ainda brigando por vagas nas Olimpiadas de 2012 em Londres.


Assista a Prova:





NOTICIAS MULTINATIONS YOUTH MEET 2012





Grande Resultado para a atleta do Sport Clube do Recife,Clarissa Maria Rodrigues foi 5º Colocada na prova dos 100m-Borboleta 01.05.57,sendo a Brasileira mais rapida da prova no momento,a prova bastante disputada aonde a diferença de Clarissa para a 1ª Colocada foi de apenas 0,75s.
Parabens Clarissa Abaixo os Resultados dos Brasukas com destaque para Recorde de Campeonato do Brasileiro-Matheus Santana nos 100m Livre-51.63 excelente resultado para um jovem de 16 anos vamos gravar bem este nome "MATHEUS SANTANA" 
acredito com convicção que ele fará parte da nova safra de Velocistas Brasileiros. 


Resultados Parciais:

100m BUTTERFLY - GIRLS 13-14  (50m)



  1. 4ª- RODRIGUES CLARISSA BRA GIRLS13-14 1999 01:05.57 
  2.       BERNI BRUNA BRA GIRLS13-14 1998 01:07.44

100m BUTTERFLY - BOYS 15-16


2ª-  LUIZ ALTAMIR BRA BOYS 1996 00:56.82

100m BREASTSTROKE - BOYS 15-16

3ª MONNI FELIPE BRA BOYS 1996 01:05.71

200m BREASTSTROKE - BOYS 15-16

3º MONNI FELIPE BRA BOYS 1996 02:26.34


100m BACKSTROKE - BOYS 15-16

3º SANTOS VITOR BRA BOYS 1996 00:59.09


100m FREESTYLE - BOYS 15-16

1º SANTANA  MATHEUS BRA BOYS 1996 00:51.63 11-MULTINATIONS RECORD


400m INDIVIDUAL MEDLEY - BOYS 15-16

2º-ALMEIDA BRANDONN BRA BOYS 1997 04:42.22




RESULTADO PARCIAL POR SELEÇÕES 

MASCULINO


.1 POLAND POL 138,0 11

.2 BRAZIL BRA 105,0 11

.3 SWITZERLAND SUI 87,0 

.4 828 GREECE GRE 84,0 

.5 PORTUGAL POR 82,0
.6 ISRAEL ISR 79,0
.7 TURKEY TUR 60,0
.8 BULGARIA BUL 39,0
.9 FINLAND FIN 29,0 

FEMININO


.1 828 GREECE GRE 114,0 

.2 TURKEY TUR 105,5 

.3 ISRAEL ISR 87,5 

.4 PORTUGAL POR 79,0 

.5 POLAND POL 75,0 

.6 BRAZIL BRA 69,0 

.7 SWITZERLAND SUI 68,0 

.8 BULGARIA BUL 38,0 

.9 FINLAND FIN 37,0 

.10 CYPRUS CYP 27,0



AGUA X ENERGY DRINK'S QUAL A IMPORTANCIA DE AMBAS

Existem 2 motivos para beber líquidos: (1) para se manter hidratado, e (2) para fornecer o corpo  combustível para a pratica esportiva...