sexta-feira, 6 de abril de 2012

"OS 7 PECADOS CAPITAIS DO NADO CRAWL"



























Erro nº 1. Não se preocupar com a técnica

A natação é um desporto único, porque a melhoria resulta da redução da resistência hidrodinâmica  e não directamente do aumento da força ou endurance.
Devemos começar por treinar essencialmente a técnica. A médio prazo vai ser muito mais fácil.



Erro nº 2. Braçadas rápidas em vez de longas

O pensamento mais comum entre os nadadores  é que para ir mais rápido, temos de aumentar o ritmo das pernas e dar braçadas mais rápidas e vigorosas.
Embora isto seja verdade como é óbvio o grande  aumento da velocidade resultará de uma maior distância alcançada em cada braçada. Portanto, se em cada braçada estivemos a ir mais longe, mas mantendo o ritmo das braçadas isto significa que estaremos a nadar mais rápido com menos esforço. Que tal?


Erro nº 3: Puxar demasiado cedo
Um nadador que inicia a braçada demasiado cedo perde grande parte do volume de água. Assim que a mão toca na agua devemos tentar mantê-la à superfície enquanto deslizamos e somente no último momento iniciar a nova braçada.

Erro nº 4: Olhar em frente e não para baixo

A posição corporal é o factor mais importante na natação. Uma vez que determina resistência hidrodinâmica  produzida, a velocidade da braçada e a forma como deslizamos na água.
A maioria dos nadadores novos começam pela natação Freestyle com a cabeça a olhar sempre  para a frente porque é a posição natural.
Para a posição do corpo na agua ser equilibrada, devemos olhar para o  fundo da piscina. Isto fará com que os quadris e as pernas se mantenham à superfície, reduzindo o resistência hidrodinâmica e permitindo uma braçada mais suave e  mais eficiente.

Erro nº 5: Nadar rígido

Ao contrário do que muitos pensam, a natação não é realizada sobre o estômago. Deve ser feita rodando de lado a lado, permitindo mais uma vez reduzir o resistência hidrodinâmica. Repare na forma de nadar do Michael Phelps e confirme.

Erro nº 6: Cotovelo baixo

A grande fraqueza na braçada de grande parte dos nadadores reside no cotovelo baixo, resultado de ombros fracos e má prática. A braçada correcta começa levando as pontas dos dedos o mais longe possível mantendo o cotovelo alto e depois puxar usando todo o antebraço.

Erro nº 7: Liderar o movimento de recuperação do braço com a mão

Em todos os nadadores de elite, verificamos que a recuperação do braço em cada braçada é feita com o cotovelo bem alto. Isto é conseguido liderando o movimento  com o cotovelo e não com a mão, como a maioria dos nadadores amadores faz.
A chave é manter o cotovelo alto e entrar primeiro com a mão na agua passando com braço bem junto à cabeça.

FONTE: http://www.effortless-swimming.com/





4 comentários:

  1. Esses tópicos são para o nado crawl. estou correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Marcos,bem lembrado não adicionei de qual estilo estas dicas fazem parte !!!! Obrigado pelo comentário

      Excluir
  2. Tenho dificuldades... No nado crawl pretendo baixar os meus tempos,faco 28" a 50l e pretendo fazer 23" sera que e possivel? O que sugere que eu faca? Chamo me Jeronimo Alafo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Boa Noite,
      Primeiramente peço desculpas pela demora na resposta de sua Pergunta.

      Jeronimo é necessário analisarmos componentes indispensáveis de Performance como por exemplo Quantos dias por semana você Treina ? Como esta a Técnica de Nado ? Você esta sendo Orientado por um Profissional da Área ? diante dessas básicas informações podemos traçar possibilidades de desempenho e apartir disto pensar primeiro nos 27s,26,25,24,23.

      Mais informaçoes me envia por email ok
      porfiriocoache@gmail.com

      Excluir

FAÇA SEU COMENTARIO

AGUA X ENERGY DRINK'S QUAL A IMPORTANCIA DE AMBAS

Existem 2 motivos para beber líquidos: (1) para se manter hidratado, e (2) para fornecer o corpo  combustível para a pratica esportiva...