segunda-feira, 30 de novembro de 2009
"Peter Vanderkaay" Anotem este nome
• Peter Vanderkaay foi um nadador de distância, hoje é só de meia distância. É assim que Bob Bowman define o seu programa. Houve uma fase de transição, mas hoje ele está estabelecido como nadador de meia distância.
• Alguns treinadores gostam de fazer altitude e descer para competições específicas. Bob Bowman prefere fazer o treinamento de altitude como um programa normal parte da preparação geral.
• O treinamento de altitude deste ano está em andamento em Colorado Springs. São 24 dias de treino, 7 dias por semana. Ele lista como benefícios o ganho fisiológico, além de promoção geral física e preparação para os treinos futuros.
• Após o treinamento de altitude, o grupo estará no Grand Prix de Long Beach em Janeiro.
• Fora do período de altitude, o programa normal de Peter Vanderkaay são 10 treinamentos por semana, duplos segunda, terça, quinta e sexta, um treino na quarta e sábado, e folga no domingo.
Série de Peter Vanderkaay, terça-feira, 13 de fevereiro de 2007, piscina de 50 metros
Aquecimento – 800 (400 nadando + 4 x 100 medley)
Perna – 400 normal + 8 x 50 a cada 50 forte
Braço – 400 respirando 3, 5, 7, 9 a cada 100
4 x 100 forte 1:15
Solta 100
Série preparatória – 12 x 50 a cada 1:10
Ímpares forte, fraco, forte
Pares fraco, forte, fraco
Solta 100
Série principal – 16 x 50 a cada 45”, a cada 4, 1 forte (ele faz média de 26.8)
12 x 50 a cada 50”, cada 3, 1 forte (média 26.5)
8 x 50 a cada 55”, a cada 2, 1 forte (média 26.5)
4 x 50 a cada 60”, todos fortes (26.6, 26.5, 25.9, 25.5)
Soltura – 3 x 400 pull buoy, palmar, snorkel + 200 perna variando posição a cada 50
Total – 7.000 metros
Série de Erik Vendt, Segunda-feira, 4 de junho de 2007, piscina de 50 metros
Aquecimento – 1.200 (3 x 200 respirando para a direira, 50 para a esquerda) + 200 medley educativo)
Perna – 400 perna normal a cada 8:00
6 x 100 a cada 1:45 melhor média (média 1:14:8)
Série preparatória – 2 x 200 medley educativo 3:30 + 4 x 50 a cada 1:00 saídas e chegadas fortes
Série principal – 5 x 300 a cada 3:50 (média 3:22)
30 segundos checar pulso
5 x 300 a cada 3:40 (média 3:19)
30 segundos checar pulso
5 x 300 a cada 3:30 (3:11 média, último 3:05)
Recuperação checar pulso
Soltura – 600 com snorkel (4 x 50 crawl 50 perna com braços de lado, 50 peito)
Total - 8.100 metros
domingo, 29 de novembro de 2009
Vergonha Nacional !!!
Carta a Redaçao do site:Globoesporte.com
Pagina da reportagem:http://globoesporte.globo.com/Esportes/Futebol/0,,CCF30683-9825,00.html
Por: E.Porfirio
Na reportagem Alo Hexa,os editores da matéria se equivocam quando contam seis titulos do flamengo,e diga de passagem que o Flamengo esta em uma arrancada sensacional,mas não precisa da forçoza ajuda deste site de grande respeito a Globo.com, o que nao dá para entender e como vcs como excelentes divulgadores construiram no mes de Julho um infografico maravilhoso,no mesmo atribuem o suposto sexto titulo ao Sport Clube do Recife em vez do Flamengo entao pergunto,finalmente vcs vão insistir neste erro,dizendo Sexto Titulo de Primeira Pagina,vão continuar forcando a Barra a Favor do Rubro Negro Carioca ?
Por aqui fica a revolta de milhares de Rubro negros em ver a tentativa bem sucedida de doar mais um titulo ao Flamengo numa manobra deseperada de fazer uma semana completa de homenagens ao mesmo,por aqui varios ja estão se desligando das suas assinaturas da globo.com,inclusive EU!!!!!
Parabéns Rede Globo realmente o Flamengo merece todos os seus esforços de reportagem,afinal de contas e muito interessante ter um Campeão Carioca em um ano de uma conquista de sede para Jogos Olimpicos e Copa do Mundo.
Ps( Só para lembrar, no ano seguinte quem disputou a Copa Libertadores da America foi o "Sport" e não o Flamengo ok!!!!!!
Deixem a Sua Opniao em comentarios:
sábado, 28 de novembro de 2009
Alguns dos motivos porque sou contra aos Jogos e a Copa do Mundo. 2ª Parte
CONTRIBUIÇÃO DO PROFESSOR ELSON MOURA DIAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA(DESAU/UEFS)
Acabei de assistir o Bahia Esporte. Surpreendeu-me ver a Rede Globo (grande beneficiada com a Copa de 2014 e uma das sedes na Bahia) apresentar uma matéria sobre a demolição do parque aquático ao redor da Fonte Nova por conta da construção de um estacionamento – exigência da FIFA. Além disso será demolido também o Balbininho (ginásio).
As imagens são de emocionar. Crianças perguntando onde irão praticar a natação, professores que atrelaram sua vida ao ensino da natação neste espaço, emocionados com a notícia, projetos sociais que cessarão suas atividades por conta da demolição de uma das duas únicas piscinas de 50 metros da Bahia.
Utilizando uma linguagem bem futebolística, uma verdadeira “BOLA NAS COSTAS” do esporte Baiano.
A mídia interessada no evento, não cansa de propagar os benefícios que a COPA trará ao Brasil. Nós, por outro lado, esclarecemos os pontos contrários. Será que vale a pena subsumir os demais esportes a um só? Demais, por que o atletismo também pode ser afetado. Uma outra exigência da FIFA é a retirada da pista de atletismo ao redor do campo para que os espectadores fiquem mais perto do campo.
Em se tratando dos benefícios (aeroportos, transporte, turismo, empregos etc), fazemos uma ponderação: SERÁ QUE É PRECISO UM GRANDE EVENTO ESPORTIVO PARA QUE AQUILO QUE INICIALMENTE É NOSSO DIREITO SEJA GARANTIDO? Se assim o é, quer dizer que as cidades que não tiveram o “prazer” de sediar uns jogos, não terão estes benefícios?
Ao final da reportagem, vem a solução fantástica: PENSA-SE em construir em Salvador uma piscina no parque de Pituaçú e uma pista de Atletismo em Cajazeiras. Quem mora ou conhece Salvador sabe que se tratam de lugares difíceis de chegar para quem estava acostumado com a Fonte Nova. Repito, PENSA-SE, nada certo ainda. Isto não é prioridade; o que é prioridade são as parcerias com o mercado PRIVADO na “melhoria” das instalações para a Copa.
Perguntamos: vale à pena perder a prática esportiva de tantas pessoas em nome de um esporte apenas? É nossa prioridade o futebol (Copa), quando um ingresso não deve sair menos que 100 R$ a partida? Esta é nossa prioridade? É a realidade da sociedade Baiana ou de uns 10-15%?
E por fim, repito as perguntas que ainda ninguém me respondeu: MEDALHA NO PEITO OU COMIDA NO PRATO? ESPORTE PARA TODOS OU PARA UNS
Alguns dos motivos porque sou contra a realizaçao dos Jogos e a Copa do Mundo.
E.Porfirio
como dizia o poeta Renato Russo a 20anos atrás: "O Brasil é o Pais do Futuro"
"Dois Remos"
O pequeno barco envelhecido era provido de dois remos de carvalho. Logo os seus olhos perceberam o que pareciam ser letras em cada remo. Ao colocar os pés dentro do barco o viajante observou que eram duas palavras. Num dos remos estava escrito Acreditar e no outro Agir.
Curioso, o viajante perguntou a razão daquelas palavras nos remos. O barqueiro então pegou o remo chamado Acreditar e começou a remar. O barco começou a dar voltas sem sair do lugar em que estava. Em seguida, pegou o remo chamado Agir e começou a remar. Novamente o barco girou em sentido oposto, sem ir adiante.
Finalmente o velho barqueiro, segurando os dois remos, remou com eles simultaneamente, e o barco, então, impulsionado por ambos os lados, navegou através das águas, chegando ao outro lado do rio.
Então, o barqueiro disse ao viajante:
— Este porto se chama autoconfiança.
É preciso Acreditar e também Agir para que possamos alcançá-lo".
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Lactato,Mocinho x Bandido ?
Fonte:Usaswimming.org/cevfisio
*No metabolismo muscular em repouso, e nos estágios
iniciais dos exercícios, o ácido lático produzido é convertido a lactato e
H+, sendo que o lactato aparece na circulação e os íons H+ interferem em
vários processos da contração muscular.Desta forma a concentração de lactato
no sangue correlaciona-se com as concentrações de ácido lático
intramuscular, praticamente na proporção de 1:1. Deve ficar claro que o
lactato(forma desprotanada) não é o causador da fadiga, e sim,
provavelmente, a concentração de ácido lático (forma protanada) no(s)
músculo(s).
*Por fim nos estágios finais dos exercícios de alta
intensidade a produção de ácido lático intramuscular torna-se muito mais
rápida que sua conversão em lactato, neste ponto a medição de lactato pode
subestimar o estresse ácido que o(s) músculo(s) estão sofrendo.
( André Osvaldo)
Observaçoes importantes a nivel concentraçao Lactica
1.Lactato não é ruim e não torná o corpo cansado, nem causa dor muscular e lesões musculares.
2.Lactato é um combustível não é um produto de resíduos;Os músculos e que sao responsaveis por uma boa parte de sua liberação,auxiliando a partir da glicose a sua utilizaçao e queimá-la para a resintese energetica.
3. O Lactato atingirá o pico dentro de dez minutos pós-exercício e diminui naturalmente. A maioria dos atletas destreinados levam mais que dez minutos para realizar a sua "Recarga Energetica"
Esta comprovado em estudos que nao existe nenhuma relação entre o Lactato no sangue e a fadiga, nenhuma das informações obtidas em teste nos ajudou a determinar se um atleta foi recuperado, ou não, do seu evento. baseados nisto, recomendamos atletas a realizar uma atividade regenerativa por um período de 10-15 minutos após o seu evento para ajudar os seu organismo a retorna a um estado pré-competitivo. Além disso, os atletas podem reforçar a sua recuperação mantendo-se devidamente hidratados e comer um lanche leve com carboidrato (4g de carboidratos para cada 1g de proteína).
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Entrando numa Fria !!!
Os Banhos de Gelo sao recursos utilizados por grandes equipes da Nataçao Brasileira como,Pinheiros,Minas Tênis,Corinthians e outros, lebrando que este é um recurso muito caro e desta maneira fica longe da realidade da maioria dos clubes do nosso pais,entenda como funciona.
Banhos de gelo na Piscina
Banhos de gelo foram usados por anos como uma forma de ajudar o corpo a se recuperar depois de uma sessão de exercício, mas o mecanismo de alívio ainda é disputada entre pesquisadores e profissionais. Episódios de estresse intenso exercício do sistema muscular e muitas vezes induzir a lesão muscular. Aos olhos de um atleta, essa lesão muscular geralmente se manifesta como dor e desconforto físico.
Por que alguns atletas usam banhos de gelo? Em geral, os banhos de gelo são usados para aliviar a inflamação como resultado de uma lesão muscular. Sob a supervisão direta de um instrutor atlético, atletas de vários esportes, especialmente esportes de impacto (por exemplo, de futebol e rugby), bem como aqueles que usam contrações musculares excêntrica (por exemplo, em curso), podem beneficiar dos banhos de gelo, dependendo do nível de lesão muscular. Contrações excêntricas são contrações musculares que ocorrem quando o músculo está se alongando, comparado às contrações concêntricas, quando o músculo está encurtando. Portanto, esses tipos de atletas são propensos a um maior grau de lesão muscular e, portanto, mais inchaço e dor. Praticantes descobriram que muitos atletas relatam sentir melhor e estão mais preparados para a competição depois de tomar um banho de gelo, que poderia ser o resultado de dessensibilização (numbing) terminações nervosas livres.
Então o que está acontecendo? Quando a lesão muscular que ocorreu há um aumento no fluxo sanguíneo para o local e inchaço podem ocorrer (isto é, a resposta inflamatória), embora possa não ser visível. Aplicação de gelo reduz a velocidade do fluxo sanguíneo para o local danificado pela constrição dos vasos sanguíneos e reduz a alguns dos inchaço. Uma vez que o gelo é removido, o fluxo de sangue retorna ao normal e fornece os nutrientes necessários para o processo de reparação. Tenha em mente, contudo, que qualquer lesão muscular que ocorreu não pode ser revertida, não importa o que um atleta faz. Tratamentos Ice simplesmente ajudar a controlar a resposta inflamatória, bem como reduzir a dor.
Como isso se relaciona à natação? Em teoria, um nadador competir em um encontro provavelmente não fisiologicamente beneficiar de um banho de gelo, como a raça não tem o nível de contração excêntrica necessária para provocar lesão muscular. Um nadador pode sentir-se apertado e cansado depois de uma corrida devido ao uso muscular intensa, mas provavelmente não ferida devido à lesão muscular. Na prática, entretanto, os nadadores que participam na formação de grande volume da piscina e / ou treinamento de força pode beneficiar de banhos de gelo em suas rotinas de práticas como essas atividades podem resultar em um maior grau de lesão muscular. Em ambos os casos (Meet vs formação), banhos de gelo ainda pode ajudar um atleta "sentir" melhor e que só pode impactar positivamente a sua piscina.
Aplicação da ciência para o banho: Olhando estritamente a investigação e os esforços de um nadador enfrenta, parece que não há uma fisiológicas significativas e / ou vantagem de desempenho para nadadores para usar banhos de gelo como uma ferramenta de recuperação durante a competição. Talvez banhos de gelo deve ser administrado em um esforço para simplesmente fazer o atleta se sentir melhor, em situações de maior intensidade, como após a prática ou sessões de peso quando o dano muscular é mais provável. Bottom line: um banho de gelo pode fazer um atleta se sentir melhor, mas não vai desfazer o dano muscular que já ocorreu.
* Se você optar por usar os banhos de gelo como uma modalidade de terapia, não se esqueça de fazê-lo sob a supervisão direta de um instrutor atlético.
Fonte:http://www.usaswimming.org
"As Séries de Nataçao mais dificeis do Mundo"
Steven Munatones
Publicado em 20/09/2009
Fonte: 10kswimmer.com/bestswimming.com.br
Solicitado por: Gabriel Silva
O editor do site www.10kswimmer.com ouviu vários dos melhores nadadores do mundo que estiveram participando da edição deste ano do Tiburon Mile Swim, uma prova famosa das águas abertas nos Estados Unidos e que tem uma premiação milionária. O evento sempre reúne estrelas internacionais, este ano ainda teve a presença de nosso Thiago Pereira.
Confira algumas das séries (malucas) que Munatones conseguiu tirar de alguns nadadores presentes. A pergunta era qual teria sido a mais difícil série que você já fez:?
Melissa Gorman, Austrália, nadadora olímpica e campeã mundial 2009 nos 5 quilômetros:
3000 + 2000 + 1000 com média de 1:10 a cada 100
Luane Rowe, americana campeã do Waikiki Roughwater Swim
10 x 800 progressivo a cada 5
Nathan Adrian, americano, campeão do NCAA dos 50 e 100 livre
Uma vez por ano 24.000 jardas de treino numa só sessão de seis a sete horas de duração.
Caroline Burckle, americana, integrante do revezamento 4 x 200 livre ouro em Beijing
20 x 400 um fraco um forte
Brendan Capell, australiano, campeão mundial dos 25 quilômetros
21 x 500 alternando 1 a 6:10, 1 a 6:00 e 1 a 5:50
Vladimir Dyatchin, Rússia, campeão mundial dos 5 e 10 quilômetros
10 x 2.500 com 1:10 de parcial a cada 100
Ekaterina Seliverstova, Rússia, medalha de prata nos 5 e 10 quilômetros no Mundial
6 x 2000 com 1:13 de parcial + 10 x 1000
Eva Fabian, americana, nadadora da equipe que foi ao Mundial de Roma
50 x 100 a cada 1:10 em piscina de 25 jardas + 1 hora para tempo fez 5.700 jardas
Outras séries incluem 2.000 descendo a cada 500 + 3 x 500 + 2 x 100 + 2.000 progressivos a cada 500 + 3 x 500 + 2 x 100 + 2.000 (progressivos a cada 500) + 3 x 500 + 2 x 100.
Bob Placak, americano, medalhista em Jogos Panamericanos
10 x 500 com os últimos 500 para 4:33.
Trent Grimsey, Austrália, 2 vezes campeão do Wakiki Roughwater, medalhista no Mundial
15 x 500 a cada 5:40 progressivos a cada 3, sendo última série 5:12, 5:10 e 5:05.
Oussama Mellouli, Tunísia, campeão olímpico e mundial dos 1500 livre
100 x 100 em intervalos “doidos”
J.K. Koehler, americano, nadador de destaque na Universidade Americana
30 x 1000 a cada 11:30. Série completada em sete horas.
Chloe Sutton, americana, medalhista nos 5 quilômetros no Mundial e olímpica em Beijing
30 x 100 a cada 1:15 média de 1:05 e 1:06
Kane Radford, sul-africano, campeão do Tiburon Mile deste ano
10.000 para tempo
"Participe Tambem enviando a serie mais dificil que você ja fez em um treino de nataçao,postando em comentarios"
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Hidratar é Preciso
Existem 2 motivos para beber líquidos: (1) para se manter hidratado, e (2) para fornecer combustível ao nosso "Corpo".
Durante o exercício físico - Independentemente de idade ou tempo de treino, todos os atletas precisam de fluidos durante a prática de exercicios para se manter hidratado. Facilmente realizado com um par de goles da garrafa de água a cada 15-20 minutos.O resultado de tudo isso e a possibilidade de exercícios maiores e mais resistentes. É bem estabelecido que o exercício além de 90 minutos necessita de uma fonte de combustível suplementar. A bebida esportiva pode fornecê-lo,Mas ainda a nível de hidratação existe muito a se pesquisar. Bebidas que são muito fortes, ou "concentradas", podem fornecer o combustível, mas também inibem a absorção de fluidos e muitas vezes levam à cólica.
Anos de pesquisa nos diz que as bebidas que tem em sua composição 6-8% de carboidrato, em peso, proporciona o equilíbrio perfeito. Carboidratos são suficientes para fornecer uma fonte de combustível durante o exercício longo, mas não em excesso porque poderá inibir a absorção de líquidos. Um par de goles a cada 15-20 minutos mantém o corpo abastecido, ajuda a prevenir a degradação dos tecidos desnecessários, e mantém a hidratação. Hoje, somente Gatorade e Powerade satisfazer os critérios de 6-8%. A maioria das outras bebidas são fortes demais para ser eficaz durante treino.
Após o Treinamento - A água é uma excelente opção para repor líquidos após a prática. É sempre bom beber pelo menos um copo.Nadadores competitivos precisamos de um pouco mais de 1 grama de carboidrato para cada kg que pesam a cada uma hora depois do treino. E eles precisam Imediatamente dentro da primeira hora.
Endurox X Resultado ?
Muitas vezes, uma bebida esportiva que é facilmente digerida e rapidamente absorvida, como Gatorade ou Powerade pode fornecer uma maneira conveniente de obter algum deste combustível nos primeiros 20 minutos. Accelerade, uma nova bebida no mercado também pode fazer o truque. Endurox, talvez, mas tem cuidado com as bebidas de alta concentração de proteína, já que muitas vezes ao abandonar o carboidrato lembrando, que é o mais importante a ser reposto nessa primeira hora após o treino. Um pouco de proteína não vai atrapalhar, na verdade, um pouco de proteína pode realmente ajudar apoiando a reparação tecidual e re-construção de processos. Mas muita proteína, especialmente quando se trata no lugar de hidratos de carbono, pode realmente ser prejudicial para o processo de recuperação pós-treino,portanto muito Cuidado com esta novo produto chamado “Endurox”.
Fonte: Usaswimming.org
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
TRAJES TECNOLÓGICOS PARA NATAÇÃO: Eles ainda não sairam de cena !!!
Como resposta, o Sr. Cornel (portanto a FINA), informou que a partir de 2010, somente para natação (SW) os trajes deverão seguir a nova regulamentação.
Esclarecendo, informamos que para a FINA, Natação (SW), Natação em Águas Abertas (OSW) e Natação Master (MSW) são três modalidades diferentes de esportes aquáticos, com regras específicas para cada um.
Diante da resposta, e até que um novo comunicado seja expedido pela FINA, a ABMN entende que não existem restrições para que os trajes liberados em 2009 continuem a ser utilizados na Natação Master e na modalidade de Águas Abertas na temporada 2010.
Aécio Luís Barcelos Amaral
Diretor Técnico da ABMN
4º Torneio Pre-Mirim,Mirim e Petiz
O Inicio de tudo
AGUA X ENERGY DRINK'S QUAL A IMPORTANCIA DE AMBAS
Existem 2 motivos para beber líquidos: (1) para se manter hidratado, e (2) para fornecer o corpo combustível para a pratica esportiva...
-
Erro nº 1. Não se preocupar com a técnica A natação é um desporto único, porque a melhoria resulta da redu...
-
Graciele Hermann, 20 anos, é a nadadora mais rápida do Brasil nos 50 metros livre e ganhou apelido de 'Gracielo' após fazer histó...
-
Quando falamos sobre a ação de pernas no estilo de crol , podemos dizer que é o menos propulsiva em comparação com a ação de braços (algu...