O Primeiro desta serie foi elaborado por : GENNADI TOURESTSKI , Treinador Chefe do Instituto Australiano do Esporte (AIS) e do Velocista Campeão Olímpico Alexander Popov
O mesmo traduzido e enviado por Email por nosso 1º Fundista de Sucesso o grande DJAN G. MADRUGA MS UNIVERSIDADE DE INDIANA, EUA,revisado por WLAD VEIGA, TREINADOR DE NATAÇÃO DO CORINTHIANS-SP.
O potencial fisiológico, técnico e psicológico de atletas é formado por uma combinação de
habilidades inatas e preparação a longo prazo. Na natação a concretização de
resultados de alto nível depende da idade caracterizada pela maturidade do
corpo. Entretanto o sucesso de nadadores
adultos de elite é determinado por um método efetivo de seleção e uma
estratégia de treinamento de longo prazo.
A preparação
de longo prazo é dividida em estágios de acordo com regras biológicas.
Os primeiros estágios são para formar
uma base funcional de habilidades técnicas, fortalecimento da saúde dos jovens
adultos e desenvolvimento do interesse pelo esporte. Os últimos estágios são
direcionados primariamente para o desenvolvimento de qualidades e
características de alto nível, criação para o sucesso por meio de treinamentos
estritos e habilidades especializadas
focando na perfeição.
Ao desenvolver uma estratégia de longo prazo
deve-se considerar fatores que limitam a realização esportiva tais como, a
proporção anual de crescimento, a influência da maturidade biológica individual
e a capacidade de adaptação de jovens atletas para cargas de treino de
intensidades e durações variadas.
Treinadores modernos trabalhando com jovens atletas devem ter além de
alta qualificação técnica dispor de boa
compreensão da teoria e fisiologia do crescimento.
PERIODIZAÇÃO
DO DESENVOLVIMENTO BIOLÓGICO DE CRIANÇAS E JOVENS
A maior parte da preparação de longo prazo dos
nadadores ocorre no período de maturação sexual dos 8-9 aos 16-17 anos. Em termos biológicos a
puberdade ocorre em 3 fases, pré-puberdade, puberdade e pós-puberdade:
Pré-puberdade é caracterizada por um crescimento
acelerado da altura e de mudanças intensas no sistema vegetativo.
Puberdade é caracterizada por um aumento da
atividade das glândulas sexuais, no começo desse período acontece um relativo
aumento da altura e da massa corporal que vai
diminuindo com o passar dos anos.
Pós-puberdade é caracterizada pelo fim do
crescimento natural da altura e da massa muscular e diminuição da taxa de
aumento da capacidade física, o corpo adquire maturidade fisiológica.
No começo da puberdade existe pouca diferença na
taxa de crescimento entre meninos e meninas. Um indicativo externo da puberdade
é o aumento na taxa de crescimento. Para garotas isso acontece entre 10 e 13 anos
com pico entre 11 e 12 anos. Para garotos isso acontece entre 12 e 15 anos com
pico entre 13 e 14 anos. Esses são dados estatísticos médios e existem
consideráveis variações individuais.
O QUE TREINADORES DEVEM SABER SOBRE NORMAS E
MECÂNICA DO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS:
A hereditariedade afeta o desenvolvimento
potencial dos indivíduos e os hormônios tem uma regra básica reguladora. A
concentração de hormônios no sangue é afetada por muitos fatores externos, como
exercício físico, ansiedade, sono e certos nutrientes. Cargas de alguma
intensidade de treinamento que não excedam a capacidade de adaptação do jovem
vão facilitar a formação da proporção específica do corpo e do seu tamanho.
Entretanto cargas excessivas e contínuas vão diminuir a secreção de somatotropina
e levarão a diminuição do tamanho adulto do corpo.
A influência específica dos hormônios sexuais
para garotos e garotas varia durante a puberdade. Para meninas o aumento do
tamanho começa cerca de 2 a 2.5 anos antes que dos meninos, mas é de menor magnitude. Durante a puberdade
significativas diferenças individuais aparecem no começo do crescimento.
Crianças que se desenvolvem sexualmente mais cedo indicam para
crescimento do tamanho mais cedo
e apresentam maior desenvolvimento de qualidades físicas funcionais do que outras crianças com menor
desenvolvimento sexual. Essa vantagem física e de realização esportiva é
temporária e pode desaparecer no fim do desenvolvimento sexual. Entretanto
durante a puberdade existe uma grande possibilidade de erro na expectativa que
crianças com maturação mais rápida tenham maior potencial motor. Portanto é essencial no planejamento a longo prazo de
jovens nadadores levar-se em conta o
crescimento biológico e as taxas de maturação sexual.
É necessário planejar a direção e o impacto do
nível de treinamento em torno do nível da maturação biológica.
DESENVOLVIMENTO
MORFOLÓGICO
A característica mais importante da intensidade
do processo de crescimento e de ganho de massa corporal é altura e peso. A
altura de meninas entre 9 e 16 anos e garotos entre 11 e 18 anos cresce entre
20 e 25%, o aumento mais intensivo de
crescimento se dá nas meninas entre 10 e 13 anos com pico nos 11 e 12 anos e
nos meninos entre 12 e 15 anos com pico nos 13 e 14 anos. Nas meninas a taxa de
crescimento declina nos 15 e 16 anos enquanto que nos meninos continua até os
18 a 20 anos. Durante a puberdade a massa corpórea muitas vezes dobra com pico
de crescimento em cerca de 1 ano depois do pico de altura, nas meninas o
aumento de massa muscular magra termina em cerca de 13 a 15 anos e
aproximadamente 6 meses depois da 1ª menstruação. Depois disso as meninas podem
adicionar de 4 a 6 kg de gordura. Pesquisa conduzida por fisiologistas mostrou
que exercícios de baixa intensidade durante a pré-puberdade aumentam o
crescimento da altura do corpo e tamanho dos órgãos internos especialmente
pulmões e coração. Intenso treinamento anaeróbico diminui a secreção de
somatotropina e pode até suprimir a secreção do hormônio do crescimento.
Apesar
de que a data coletada sobre a supressão do processo de crescimento e
diminuição do tamanho do corpo pela influência de cargas anaeróbicas tenham até
o presente momento sido coletadas em experimentos com animais de laboratório
existe um certo risco de impacto negativo no crescimento de jovens atletas com
a aplicação de cargas máximas e submáximas. Com base nisso entretanto não se
deve concluir pela completa exclusão de exercícios de natureza anaeróbica na
pré- puberdade e início da puberdade.
DESENVOLVIMENTO
DE FORÇA
Intenso crescimento em indicadores de força e de
resistência de força em velocidade podem
ser vistos em garotas nadadoras entre 12 e 15 anos e garotos nadadores entre 14
e 17 anos, isso continua por mais 2 a 3 anos depois do pico de crescimento da
massa muscular.
A melhor estratégia de treinamento de longo prazo
para garotas nadadoras exige um forte e desigual aumento do volume e intensidade do trabalho de força
entre 12 e 13 anos com ênfase no desenvolvimento de resistência de força e da
capacidade de força em velocidade entre
14 e 16 anos com ênfase no desenvolvimento de força máxima.
O grande
uso nos anos recentes de cargas
máximas durante o treinamento de garotas nadadoras “repetindo o máximo” e até
com cargas super máximas (passando do peso máximo 20 a 30% do que mulheres
levantam nesta condição) agregados a outros fatores como suplementação
proteínica, uso biológico de substâncias ativas mostrou que o treinamento
contemporâneo conseguiu aumentar a força máxima e a massa muscular em garotas
atingindo a maturidade biológica total.
Para garotos graças ao efeito anabólico dos
hormônios masculinos o crescimento natural da massa muscular e da capacidade de
força contínua até depois dos 17 anos, ainda
assim a obtenção de ótimos níveis
de desenvolvimento da capacidade de força nos garotos exige um aumento no
volume e na intensidade mesmo nos 14 e
15 anos inicialmente usando métodos para desenvolver força e resistência de força em velocidade .
Aos 15 e 16 anos pode-se usar cargas
máximas e submáximas e se trabalhar sistemas que desenvolvam força máxima,
deve-se ter em mente que no começo do treinamento intensivo de força , jovens nadadores devem
aprender a assimilar técnicas perfeitas na realização de exercícios de força
dentro e fora da água e devem também fortalecer músculos e ligamentos, o que
demanda de 2 a 3 anos de preparação. Mesmo na pré-puberdade pode-se fazer um
desenvolvimento geral e exercícios específicos de força com cargas pequenas em
elásticos, alteres leves , nadar com extensores e se exercitar em máquinas especiais que permitam aprender a
técnica.
Movimentos nessas máquinas são feitos com pouca resistência e braços
fixos em posições limitadas aos movimentos dos estilos. Pesquisas mostram que
nadar contra cordas elásticas permite
aos nadadores de 10 a 12 anos nadar estilos com ritmo e força, uma
característica de nadadores adultos, isto facilita o aumento da qualidade das
fases da pegada e da puxada.
DESENVOLVIMENTO
DA PRODUÇÃO AERÓBICA (ENDURANCE GERAL)
Na fase da pré-puberdade ao começo da maturação
sexual melhoras significativas nos resultados de jovens atletas são obtidos por
exercícios de longa duração e baixa intensidade. Mesmo jovens nadadores de 7
a 11 anos com um histórico de pouco
ganho de tamanho, força e indicadores
funcionais apresentam altos índices de resultados em atividades esportivas de
todas as distâncias. O aperfeiçoamento da técnica do nado é uma importante
pré-condição para o crescimento anual do volume em baixa intensidade . Treinamento longo na pré-puberdade e no
início da puberdade facilita o crescimento da produção funcional de jovens
nadadores. Treinamento dinâmico de baixa intensidade estimula o aumento da
secreção do hormônio do crescimento (GH) , influencia o crescimento dos órgãos
internos e do corpo inteiro.
A resposta
ao trabalho de carga aeróbica aparece apenas quando a atividade acontece até 50
a 60% do VO2 máximo o que corresponde a uma pulsação entre 150 a 170 BPM em
jovens de 8 a12 anos. O aumento do VO2 máximo
de jovens atletas de 9 a 12 anos é obtido por séries com duração de 7 a 19 minutos (400 a 800 metros) em um
nível de 70 a 80 % do VO2máximo (FC 170
a 180 BPM). Para nadadores de 16-17 anos o VO2 máximo corresponde a 180-190
BPM.
Deve-se observar que testes com nadadores de 9 a
13 anos na água batendo uma perna mostraram maior VO2 máximo do que com nado completo. A razão desse
fenômeno deve estar na insatisfatória
efetividade dos movimentos com os braços e um desenvolvimento insuficiente da
força do cinturão umeral. Desta forma é
recomendado no estágio inicial de especialização do potencial aeróbico usar
grandes volumes de treino (até 30%) nadando com uma perna. Com 13 -14 anos quando nadadores tem o
cinturão umeral fortalecido os resultados do VO2 máximo são maiores nadando com
coordenação completa do que com uma perna.
DESENVOLVIMENTO
DO POTENCIAL ANAERÓBICO DE JOVENS NADADORES
A efetividade do treinamento anaeróbico em idades variáveis é determinada pela
dinâmica da maturação glicolítica e de
fosfatos de creatina nos mecanismos que suprem energia muscular.
Nas idades de 10 a 13 anos relativamente altos volumes de treinamento anaeróbicos
são acompanhados por
insignificantes melhoras nos resultados nas distâncias de 50 a 200 metros e
piora nos resultados de meio fundo e fundo. Da
mesma forma que cargas aeróbicas nessa idade permitem melhoras nos
resultados tanto em distâncias curtas quanto longas pelo aumento da efetividade
e economia técnica e aumento do limiar anaeróbico.
Um aumento na proporção de
cargas anaeróbicas é frequentemente acompanhado pela ocorrência de reações
patológicas no sistema cardiovascular em idades de 12 a 14 anos para meninas
e 13 a 15 anos para meninos , o aumento
do volume de treino anaeróbico apresenta aumento da eficiência apenas quando é precedido de um grande
trabalho aeróbico. No caso contrário apresenta-se um decréscimo nos resultados
e na destruição da saúde.
A melhora da performance depois dos 13-14 anos para garotas e 15-16 anos para garotos tem
como fatores básicos nadar em velocidade com força, resistência com força e produção anaeróbica básica. Nessas idades
é adequado aumentar a cada temporada o volume anaeróbico e as cargas de força
no treino em geral.
A
INFLUÊNCIA DO GRAU DE MATURAÇÃO SEXUAL NO DESENVOLVIMENTO FÍSICO
Cada pessoa passa pelos mesmos estágios de
desenvolvimento, entretanto, o desenvolvimento da maturação biológica tem
muitas variações individuais. É certo diferenciar idade cronológica de idade biológica, a segunda é caracterizada pelo
nível de desenvolvimento do esqueleto, do
físico e da funcionalidade nas
crianças e jovens. Na puberdade jovens de uma idade cronológica podem diferir
biologicamente em até 4 anos. O critério mais prevalente de maturidade
biológica do corpo é o crescimento ósseo
e o estágio exibido pelas características sexuais secundárias. É aceito que em
cada idade jovens atletas com maior maturação, mas não via de regra , tenham
alguma vantagem sobre outros com maturação normal ou atrasada em termos de
capacidade de força, produção funcional, peso e crescimento.
Cerca de 60 a 65 % das garotas de 11 a 13 anos e
garotos de 13 a 15 anos demonstram níveis normais de desenvolvimento sexual
(data estatística) e 35 a 40% são
acelerados ou atrasados em termos de maturação biológica. De acordo com a
teoria do “período sensível” o
treinamento físico tem grande influência no desenvolvimento de componentes
separados de eficiência especialmente no período de intenso crescimento
natural. Grandes aumentos no potencial aeróbico, da capacidade respiratória
externa do músculo cardíaco coincidem com o começo da puberdade enquanto que
força máxima, força de
velocidade é a capacidade do sistema neuromuscular para produzir o maior
impulso possível no menor tempo possível e
produção anaeróbica coincidem com o meio da puberdade.
O controle do nível de maturação biológica de
jovens atletas principalmente em mulheres é importante para determinar
treinamentos funcionais e de força. É sabido que treinadores alemães
treinaram suas nadadoras aumentando
nitidamente em 2 a 3 vezes o volume de natação e o volume das cargas de força no começo da puberdade. Isso permitiu
direcionar os processos para um grande e
ótimo caminho visando alcançar aumento
máximo de força e potencial funcional. Esta
abordagem exige controles regulares de maturação dos nadadores jovens.
Exemplificando,
se no começo da maturação , duas
jovens nadadoras tiverem as
mesmas dimensões de corpo, mesmos níveis de força e potencial funcional,
aquela que ficar maior, mais forte e tiver mais resistência
depois da maturidade será a que
entrou na puberdade mais tarde.
OS ESTÁGIOS
PARA PREPARAÇÃO A LONGO PRAZO DOS JOVENS
NADADORES
Na preparação de longo prazo para jovens nadadores sugere-se uma
periodização em 4 fases, preparação
preliminar, especialização inicial desportiva, especialização mais profunda e aperfeiçoamento competitivo.
• preparação
preliminar- na natação as idades ideais para começar essa
fase são , meninas 7-9 anos e meninos
8-10 anos. Esse estágio dura de 1 a 2 anos, o objetivo dessa fase é identificar
crianças com propensão para o esporte com base em critérios morfológicos e
indicadores de talento motor, constante interesse pela natação, ensinamento
de técnicas básicas de competição e uma
amplitude de hábitos motores com fortalecimento da saúde básica. Nessa fase
deve-se utilizar o maior número possível de exercícios com jogos. A quantidade
de treinos deve aumentar gradualmente de
3 para 6 vezes por semana o que automaticamente leva ao aumento gradual do
volume geral.
• especialização
inicial desportiva. As idades
para iniciar essa fase são 9-10 anos para meninas e 10-11 para meninos. A
duração média é de 3 a 4 anos. Objetivos:
formação de um potencial multifacetário e de uma base funcional, seleção
dos mais talentosos jovens nadadores considerando-se critérios
morfológicos, requisitos de potencial funcional
e força especial , aperfeiçoamento da preparação técnica com base em
natação complexa com gradual intensificação da especialização de 1 a 2 estilos.
Esse estágio é considerado o mais importante para o desenvolvimento do
potencial aeróbico, é caracterizado por um aumento progressivo do volume geral
de natação anual. No último ano dessa fase o volume anual de treino pode chegar
para meninas a 1200-1400 km e para meninos a 1000-1200 km . Em dados de 1983 recomendava-se às crianças
de 12-13 anos nadarem acima de 1200-1400km por ano e aquelas de 13-14 anos faziam de
1500-1700Km . A experiência de treinadores de ponta mostrou que nessa fase de
especialização inicial esse volume era racional e que 60 a 65% do volume geral
compreendiam exercícios com base aeróbica,
25 a 30% tinham ênfase aeróbica e aeróbica/anaerobica e 2 a 3% tinham
orientação glicolítica e treinamento alático. Com o aumento da idade havia uma
tendência de aumentar a pulsação com cargas de velocidade no treinamento.
Entretanto a capacidade dos nadadores com natureza aeróbica era limitada para
grandes trabalhos com demanda de oxigênio perto do Vo2 máximo . O aumento do potencial anaeróbico era
obtido com uso esporádico de exercícios
com caráter glicolítico e alático e com
o aumento da quantidade de competições anuais .
Mesmo nessa fase de especialização inicial desportiva é
necessário ensinar a técnica para fazer
exercícios de força , que se manifesta
em exercícios naturais. O crescimento de resistência de força acontece com
o uso de vários exercícios com cargas
pequenas enfatizando-se o tempo
do movimento que estimula a economia de
energia e o aperfeiçoamento da regulagem muscular. No final dessa fase pode se
incluir periodicamente atividades fora da água com cargas médias e mais
pesadas. A força especial na água se
desenvolve através de um processo gradual com preparação técnica
contabilizando um controle consciente de natação com tempo
e natação contra pequenas resistências adicionais.
• especialização
mais profunda ; A idade
para começar essa fase é de 12-14
anos para meninas e 13-15 para anos meninos dependendo da maturação. O
estágio dura 3-4 anos e os objetivos são: aumentar os níveis gerais funcionais , a preparação gradual do corpo
para cargas máximas pertinentes ao período de aperfeiçoamento competitivo,
aperfeiçoamento mais profundo da preparação técnica e tática e a formação
motivacional para suportar grandes cargas de treinamento.
Neste
estágio a preparação deve considerar as taxas de desenvolvimento
biológico de cada indivíduo e suas habilidades motoras. Nadadores quando entram
na puberdade são sujeitos ao rápido
aumento de cargas. Até a idade de 12-13 anos para meninas e 14-15 anos para
meninos a aplicação de cargas de natureza aeróbica é acompanhada pelo aumento
da performance em curtas e longas
distâncias. Depois dessa idade cargas aeróbicas estimulam o aumento de
resultados apenas em longa distância, enquanto que para curta e meia distâncias a produção anaeróbica e a capacidade de força
são fatores limitadores dos resultados.
Entretanto o aumento do volume anaeróbico e do trabalho de força de
longo prazo vão influenciar positivamente a melhora dos resultados apenas se precedidos por significantes volumes
aeróbicos. O volume total de natação pode chegar a 1600-1700km por ano . A
proporção aeróbica e aeróbica-anaeróbica
pode chegar a 65-85% enquanto que a proporção de trabalho glicolítico e
alático compreende 15-35%.
Um rápido aumento de massa muscular , reservas de
glicogênio e secreção de adrenalina criam ótimas pré-condições biológicas para
o desenvolvimento do potencial anaeróbico, força máxima e resistência de
força e
velocidade de força. O aumento mais rápido se dá via sobrecargas visando
aumentar a resistência de força que no
final do estágio atinge significância
máxima . Exercícios com esforço máximo
usando regimes isocinéticos são gradualmente introduzidos no
treinamento.
4- aperfeiçoamento
competitivo. A idade para
começar essa fase é para meninas de 15-16 anos e meninos 16-19 anos e tem como
objetivo levar nadadores à padrões internacionais de competição. As tarefas
são: assimilação de cargas características do esporte no mais alto nível
contemporâneo, manutenção de altos padrões de preparação funcional,
aperfeiçoamento de qualidades físicas especiais , preparação técnica e tática ,
manutenção de uma alta motivação esportiva.
No ápice
da maturidade biológica o crescimento das qualidades físicas e a
produtividade funcional procedem em pequeno ritmo. Nesse aspecto é importante
que os garotos de 16-19 e as garotas de 15-16 anos tenham produzido reservas
para aumento potencial da sua capacidade total. Nadadores meio fundistas
atingem um carga máxima anual de 2400-2600 km e fundistas de 3000 a 3500 km
. A presença de uma reserva para aumento
de carga é um fator muito importante para a realização de altos padrões de
preparação física e funcional.
Quando nadadores se aproximam do limite de suas
cargas uma melhoria do seu potencial físico será determinada pelo aumento da
intensidade dentro e fora da água e também pelo uso de meios não tradicionais
(máquinas especiais, equipamentos de ponta , piscinas de hidroterapia, produtos
farmacológicos e tratamentos fisioterápicos para reabilitação. O volume de natação na zona aeróbica/anaerobica pode
chegar a 30-35%, na zona glicolítica a 15-18% e na alática em 3-4%. A soma
do tempo total dos exercícios fora da água pode chegar a 300 horas no
fim do período.
O componente mais “móvel” no treinamento é a
capacidade de força. Altos volumes de exercícios com força máxima para todos os
grupamentos musculares permitem a criação de uma reserva de força. Ao mesmo
tempo o crescimento da força durante a natação fica atrás do crescimento da
força máxima que demanda um
significativo aumento no volume de trabalho para a concretização de força potencial dos músculos em termos de
técnica do nado. Nesse processo a proporção e os passos são escolhidos de
acordo com os padrões e modelos individuais dos atletas.
CONCLUSÃO
A preparação de longo prazo dos jovens nadadores
é um processo inteiramente sistemático-pedagógico que deve ser construído com
base em fatores etários de desenvolvimento físico e na formação de habilidades técnicas desportivas. É necessário introduzir
um conceito de longo prazo e de exigências normativas programadas na construção
de uma preparação consistente com normas
biológicas de crescimento e desenvolvimento de crianças e jovens
a longo termo .
Com base nessas normas uma tecnologia de preparação de
longo prazo é formada estipulando-se sequências
de ordem definida para a
seleção de tarefas pedagógicas para
idades variáveis. Isto permite o alcance
de um alto nível de desenvolvimento físico e a formação de uma ótima estrutura
de preparação física.Essa tecnologia é importante, entretanto ela é
frequentemente dita como fruto do voluntarismo de treinadores e
professores .
Muito frequentemente os erros são: a não observância das demandas
programáticas e dos planos e gráficos anuais; o ajuste dos processos de
treinamento antes do início básico da temporada daí consequentemente
sacrificando-se a meta do ótimo desenvolvimento físico e funcional; atenção
insuficiente às questões da preparação física geral ; limitações artificiais ao
volume de treino nos períodos de rápido crescimento ou inversamente uso
excessivo de cargas máximas; desinformação
ou falta do desejo de usar dados
científicos no processo de treinamento.
Deve-se
enfatizar a regra negativa de atrasar artificialmente o aumento das
cargas nos períodos de crescimento rápido e desenvolvimento de jovens atletas.
Isso interfere com o alcance do maior potencial esportivo e de outro lado
obriga treinadores a aumentarem a intensidade durante uma insatisfatória preparação básica.
Exemplos de início tardio em inúmeros
proeminentes nadadores americanos (incidentalmente apenas masculinos) não é um
argumento válido cientificamente porque crianças americanas tem um alto nível
de atividade esportiva graças a educação física diária com claro direcionamento
pedagógico para o desenvolvimento das características físicas. A carga total na
cultura física das escolas americanas é de 300 a 400 h por ano, não incluindo
atividades extracurriculares em esportes específicos (mais 200 a 300 h).
Na
União Soviética, durante um inteiro período de 10 anos de escola a carga anual
de educação física é 70 h (2x45 minutos em 35 semanas) com ênfase no ensino de baixas atividades
motoras, claramente insuficientes para
uma alcançar desenvolvimento físico de
alto nível. Conclui-se que iniciar mais cedo uma especialização em jovens nadadores é uma condição necessária
para a construção racional na preparação a longo prazo e corresponde as metas pedagógicas para o estabelecimento de um período
integral de treinamento duradouro.
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