A Doutora Allen Sian, uma das mais renomadas cientistas em Analise do Movimento Humano, em entrevista ao site Swimming Science, responde alguns dos mais importante questionamentos em nosso esporte, Qual a idade ideal para atingir a alta Performance.
1. Aonde você Concluiu seu Doutorado
recentemente concluí meu doutorado de Alta Performance no Esporte Natação,Através da Universidade AUT em Auckland, Nova Zelândia. Nesta pesquisa, a modelagem estatística utilizada para desenvolver ferramentas, foi baseada em evidências para monitorar a progressão de desempenho em nadadores competitivos.
Antes de iniciar o meu doutorado, estudei para uma Licenciatura em Ciências do Desporto na Universidade de Bath, Reino Unido, Lá fiz um mestrado em Fisiologia do Exercício na Universidade de Loughborough Reino Unido, e passei dois anos trabalhando como uma cientista de desempenho, com o programa da natação britânica, com sede em Stirling .
Atualmente, eu trabalho como Analista de Desempenho com o programa para-natação NZ e também através de um número de esportes olímpicos com a equipe de desenvolvimento de atletas no HPSNZ.
Minhas competências no âmbito dessas funções é a utilização de análise de dados para gerar percepções objetivas e fornecer soluções baseadas em evidências para questões de desempenho
2. Você publicou recentemente um estudo sobre a idade de desempenho de Pico na Natação. Você poderia resumir um pouco sobre o artigo que trata da Idade de Pico de Desempenho na Natação ?
Como parte do meu doutorado eu completei uma revisão da literatura comparando a idade de pico de natação em atletas de elite através de uma série de desportos,a comparação foi feita com os melhores atletas em esportes ligados a fisiologias semelhantes (por exemplo, atletismo, ciclismo, triatlon), as estimativas da idade de desempenho em nadadores têm sido tipicamente muito inferior (±20 anos ). No entanto, olhando para as mudanças nessas estimativas, fomos começando a ver uma tendência ascendente, presumivelmente devido a fatores como o advento da natação profissional, os avanços na tecnologia, formação e ciência do esporte.
Portanto, decidimos olhar novamente para nadadores na Elite do esporte ao logo de dois ciclos olímpicos anteriores para investigar estimativas de picos de Performance e tendências de progressão relevantes para apresentar aos nadadores no dia a dia.
3. O que fez o seu olhar no estudo?
Foram coletados os melhores tempos anuais de desempenho de todas as provas Beijing e Londres Olímpicos dos 16 melhores nadadores de todas as provas, e depois modelada trajetórias individuais de acompanhamento nas suas Progressões de desempenho.
A partir dessas trajetórias fomos capazes de estimar:
- a idade do Maximo desempenho na Natação
- a duração da Janela de Desempeho
- os dados tipicos de progressão para nadar no maximo desepenho para os melhores nadadores de todos os diferentes estilos.
4. Quais foram os resultados do seu estudo?
Vimos que os principais nadadores masculinos conseguiram nadar no seu pico desempenho ± 2 anos mais tarde do que as atletas do sexo feminino (24,2 vs 22,5 anos em ; média), presumivelmente devido, principalmente, à ± 2 anos antes do início da puberdade nas mulheres, comparado com os Homens.
O pico de desempenho também ocorreu em idades posteriores para as distâncias mais curtas para ambos os sexos (±1,5 - 2 anos mais tarde para Velocista vs Fundistas), que podem estar relacionados com os nadadores mais velhos tornando-se fisiologicamente incapazes de sustentar as cargas de treinamento normalmente necessárias para alcançar o topo de performances em eventos de distância.
Homens e mulheres que tiveram uma janela semelhante de desempenho máximo (±2,5anos ), e taxas similares de progressão para o máximo desempenho ao longo de 4 anos (± 2,5%) e 8 anos (± 9,5%).
Esta duração de máximo desempenho parece bastante curta, considerando que vários nadadores conseguiram alcançar o sucesso em vários Jogos Olímpicos, mas pode ser que os melhores nadadores sejam capazes de ainda ganhar medalhas sem estar em seu pico de desempenho.
Por exemplo,Katie Ledecky ainda não estava perto de seu pico de desempenho, quando ela ganhou o ouro nos 800m livre em Londres.
5. Quais foram as implicações práticas para treinadores, nadadores, e federações de seu estudo?
A partir de nossa análise desenvolvemos parcelas de referência dos padrões típicos de progressões de desempenho relacionadas com a idade dos nadadores de elite para diferentes sexos e especialidades e distâncias.
Podemos, então, traçar os melhores tempos de qualquer nadador competitivo contra a sua idade em cima dessas referências de desempenho anual e obter uma avaliação visual clara de como que o nadador está progredindo em comparação com os melhores nadadores do mundo.
Assim poderemos Compreender as progressões típicas de competição dos principais nadadores e também poderia ser extremamente útil para os treinadores que planejam em direção à metas de longo prazo, ajudando-os a estabelecer metas de desempenho realistas de curto prazo para os nadadores mais jovens.
6. Você pesquisou diferentes distâncias de natação, mas você identificou diferentes tipos de dados que relacionem a melhor idade para o pico de Performance ?
A principal diferença é que em quem nós encontramos, foram em Nadadoras de peito do sexo feminino em comparação com nadadores de todos os outros Estilos.
Curiosamente, o nado peito é muitas vezes referido como o estilo mais difícil para o desenvolvimento de nadadores, devido as complexidades na sincronização e coordenação das ações de braços e pernas.
7. quais são os principais impactos na individualização precoce de Nadadores?
As diferenças individuais em fatores como o crescimento e a maturação, aquisição de habilidades e treinamento inadequado definitivamente podem causar a queda de rendimento do jovem nadador.
Em nosso estudo, os desvios-padrão das nossas representações e a variação na idade pico de desempenho dos melhores nadadores. Por exemplo, embora a média de idade de pico de desempenho de nadadores do sexo masculino foi ± 24anos, o desvio-padrão foi o ± 2anos, o que significa que para ± 70% dos 16 nadadores finalistas em Jogos Olimpicos, a idade de pico de desempenho caiu para 22- 26 anos.
8. Você acha que esta idade de pico vai continuar a mudar nas próximas décadas?
Nossas estimativas pico em idade foram ± 2anos maior do que as estimativas para os melhores nadadores do Estilo Livre entre 1980 e 2009, portanto, há evidências de uma tendência de alta definitiva. Considerando-se os dados de outros esportes, parece que muitas das capacidades físicas, mentais, técnicas e estratégicas necessárias para o desempenho atlético tipicamente estejam mais proximas da idade de 30anos.
Portanto, como o número de nadadores profissionais cresce e conhecimento científico de treinamento e desenvolvimento para o atleta melhora, Eu espero mais nadadores capazes de focar em carreiras mais longas no esporte podendo continuar a evoluir até idades mais avançadas. A atual lacuna de desempenho em em nadadores de nivel Mundial estão em idades teóricamentes de picos,e também podem indicar que ainda não estamos perto dos limites de desempenho natatorios ... daí nós estamos vendo atualmente muito mais recordes mundiais sendo quebrados na natação, em comparação com o atletismo, por exemplo.
9. O que faz a sua investigação diferente das outras?
Todas as questões de pesquisa em meu PhD evoluiram a partir das observações e experiências de treinadores, cientistas, atletas e / ou administradores envolvidos na natação de alta Performance, seja na Nova Zelândia, Austrália, e muitos dos resultados foram utilizados para informar as decisões estratégicas dentro destes programas.
Acreditávamos que muito poderia ser aprendido sobre natação de alto desempenho ao fazer as perguntas certas de dados que são publicamente disponíveis on-line (por exemplo, resultados), e temos tentado a usar novas aplicações de modelagem estatística para desenvolver soluções práticas e objetivas para estas perguntas.
10. Quais treinadores influenciaram a sua pesquisa?
Sem dúvida, meus supervisores de doutoramento ter sido a maior influência. O Prof. Will Hopkins e o Dr. Tom Vandenbogae de trabalhou como fisiologista da equipe de Natação da Nova Zelândia por 8 anos e obteve um grande desempenho e um excelente papel, em ajudar a desenvolver muitas das nossas questões de pesquisa e relacionar os nossos achados em suas experiências de trabalho na borda da piscina com os melhores treinadores e nadadores .
Entre eles, foi o que mais me ensinou o valor de sempre manter uma saudável dose de ceticismo e que sem ele não se relaciona com o desempenho.
Prof David Pyne, do Instituto Australiano do Esporte também tem sido uma grande ajuda compartilhando o benefício de sua vasta experiência em pesquisa aplicada a natação.
11.Em que pesquisas ou Projetos você trabalha atualmente ?
No momento eu estou trabalhando em estreita colaboração com o programa de para-natação na Nova Zelândia para ajudar a identificar e aperfeiçoar as áreas de melhoria de desempenho no programa de busca de atletas para os Jogos Paraolímpicos 2020.
Eu também estou olhando para as tendências de progressão de desempenho em outros esportes olímpicos, como parte do meu trabalho com a equipe de desenvolvimento de atletas HPSNZ.
Dentro de natação, eu acho que seria muito legal para melhor compreender e potencialmente quantificar os efeitos de fatores como maturação e formação idade na progressão do desempenho. Para ser capaz de estimar e ajustar para os efeitos quando se avalia o desempenho de nadadores em desenvolvimento e seus Potenciais Futuros.
Para quem desejar acompanhar de perto o trabalho da doutora Allen Sian siga o Link abaixo.