Ola Amigos do "Blog do Treinador" abriremos uma serie de Matérias no blog aonde traremos as principais novidades e artigos Científicos dos principais centros de Treinamento nos USA e na Europa com a finalidade de enriquecermos mais o conhecimento de Treinadores e Estudantes de Educação em torno do tema Treinamento em Natação.
O tema discutido aqui hoje esta sendo alvo de muitos debates no meio do Treinamento Desportivo que trata do Treinamento de Alta Intensidade o "HIT" High Intense Training que vendo sendo utilizado comumente a pelo menos 10 aos na formação de nadadores na America do Norte e vem apresentando ótimos resultados em atletas de Elite Velocistas. Sabemos que atletas formados em excelentes bases ao longo de suas carreiras desportivas apresentam ótimos resultados em treinos de baixo volume e altíssima intensidade o mais famosos Nadadores que estão adotando tal filosofia com excelentes resultados são os nossos nadadores Olímpicos Cesar Cielo e Bruno Fratus e outros mais famosos ainda Nathan Adrian e o Veterano Anthony Irving.
Traremos aqui um breve resumo do artigo desenvolvido Editor da Swiminng World Magazine Dr.G.John Mullen aonde trata do Termo "Ultra Short-race pace Training (USRPT) voltado para nadadores Profissionais de elite tendo como referencial o Treino do seu Pupilo o Velocistas Michael Andrews.
Antes de entrarmos nas principais características do (USRPT) vamos brevemente os principais tipos de treinamento intervalado utilizados no Treinamento da Natação.
- HIT - Treinamento de Alta Intensidade, consiste basicamente em trabalhos realizados em esforços maximos com descansos longos. ex: Sprints de 25s com ate 3min de descanso
- HIIT - Treinamento Intervalado de alta Intensidade Utiliza-se basicamente o treinamento com esforço maximo e descanso curto.ex; 8x25m com 10s de descanso.
- USRPT - Treinamento Ultra Curto em ritmo de prova usa uma metodologia similar ao HIIT,porem mantem uma recuperação ligeiramente mais longa,visando evitar a fadiga e colocando assim mais enfase na aprendizagem das habilidades motoras. ex; 30 x 25 m : 10 a 20s de descanso,priorizando uma melhora Biomecânica do nadador.
- Tradicional - Maior volume de Treinamento focalizando o periodo oxidativo da preparação treinando a uma velocidade menor que a do ritmo de competição ou ritmo de sprint.
Foi observado que nos participantes destreinados,que apenas com três sessões de HIT por semana durante 6 semanas produziu-se um aumento de 7% no consumo máximo de oxigênio (V0² Maximo)
METODOLOGIA (USRPT)
O HIT Treinamento de alta intensidade deve ser aplicado no inicio da sessão de treinamento podendo utilizar de 4-6 series x 30s de exercício máximo com 3 a 5 min de intervalo,tal método tem se mostrado ser um estimulo potente para a adaptação Muscular e Cardiovascular em pessoas destreinadas e em atletas.
Kilen (2015) realizou um estudo com 40 nadadores de elite de nível Nacional Canadenses (30 homens e 11 mulheres) tendo uma idade de 20,0 +_ 2,7 com uma altura media em torno de 179,9 cm e uma massa corporal de 72,0 +_ 10,6Kg. Os desportistas haviam treinado e haviam competido de maneira regular durante um minimo de 05 anos e haviam nadado de 8-16 horas por seman com uma distancia media semanal de 20.000m - 60.000m tais atletas competiam principalmente em provas de 50 a 100.
Tabela 1 :Tempo de Treinamento e Distancia programada a cada duas semanas e dividida em três Categorias principais de treinamnento.CON=Grupo de controle ; INT Grupo de Intervenção;
Li-Aerobico= treino no limiar Aerobio ; HIT =Treinamento de Alta intensidade destinado a alcançar um valor proximo ao Maximo consumo de oxigenio em torno de 90% durante 20 a 90s com uma proporção de trabalho de 4:1
Outro ponto-chave para o autor e o desenvolvimento de USRPT é a especificidade do treinamento, como o sistema nervoso precisa para se familiarizar com o padrão de motor de acidente vascular cerebral que é feita na competição. Formação e ritmo chave de teste é mostrada fugindo do inespecífica: exercícios isolados técnicos, barbatanas, remos, série progressiva ou regressiva, e em geral, qualquer ritmo de treinamento para ficar longe de ritmo competitivo.
Ao todo, o objetivo é projetar um USRPT treinamento com teste exige o ritmo com a concorrência como a energia e as características neurais. Para este fim, os esforços têm curto com curto descanso ainda, e sempre de acordo com o autor, o mais benéfico de frente para o trabalho de produção de desempenho e tolerância ao lactato onde existe a especificidade de ritmo e cursos respeitados.Para a concepção deste tipo de formação deve-se observar as seguintes recomendações:
• Use ritmo teste específico da concorrência.
• Realize o estilo de competição.
• intervalos de trabalho curto para garantir um ritmo de teste de alta carga de trabalho. Distâncias mais usados são 25 e 50 metros, chegando a 100 metros dos 1.500 nado livre.
• descanso entre as repetições de cerca de 15 a 20 ", não superior a 30". Assim, o sistema aeróbio continua a trabalhar para pagar a dívida de oxigênio por todo o bloco.
• O número de repetições será 4-6 vezes a distância da concorrência (para um teste de 200 metros vai usar entre 16 e 24 séries de 50 m).
• Concluído o trabalho envolver-se em recuperação ativa.
• Se o nadador não entra no tempo de marcação será deixado para descansar uma repetição; se ele continua a "falha" o final do bloco é avaliada.
Com esta combinação de trabalho e períodos de descanso, embora a intensidade é alta, o nível de lactato permanece baixa, não produzindo depleção de glicogênio grandes reseras.
USRPT Um exemplo:
Aquecendo a 400 metros estilos
• Pés de rastreamento 150 pés - 150 pés de volta
• recuperação de 300 metros nado costas
• USRPT1: 16x50 / 20 "teste de ritmo de rastreamento 200 metros
• 200 metros pés de rastreamento em recuperação
• USRPT2: 32x25 / 15 "teste de ritmo crawl
• 200 metros nado de costas recuperação contínua
Nenhum comentário:
Postar um comentário
FAÇA SEU COMENTARIO