sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

LPO PARA NADADORES



O Esporte moderno, voltado para alta performance, a cada ciclo olímpico sofre novas adaptações e novos métodos de Treinamento. Assim não tem sido diferente a incorporação do LPO ( levantamento de peso Olímpico) no trabalho de preparação para nadadore,visto que os resultados no ganho de Potência motora são fantásticos. Tenho dois atletas na categoria 35-45 + que estão obtendo resultados surpreendentes

O LPO compreende dois tipos de movimento, muito específicos e um aq deles é;

- o Arranco - o atleta executa o levantamento de peso em um único movimento, tirando a barra do solo e erguendo-a sobre a cabeça até a completa extensão dos braços

- Arremesso, cujo movimento é executado em dois tempos. Neste, primeiro o atleta ergue a barra até o peito, faz um pequeno descanso nos ombros e depois termina o levantamento.
Em um único movimento se trabalha em torno de  50% da massa muscular corporal total .

O levantamento de peso proporciona vários benefícios aos atletas, como;

1-  melhora da força global, velocidade (explosão muscular), coordenação, equilíbrio.

2- melhora na propriocepção (estímulo neuromuscular), promove o ganho de força sem um aumento em demasia da massa muscular (como na musculação)

3- não compromete a flexibilidade do corpo.

A técnica é ideal para os velocistas, pois ajuda na recuperação mais rápida das cargas Anaerobias, também é muito benéfica para fundistas, pois auxilia no equilíbrio da musculatura dos nadadores promovendo uma maior estabilidade da técnica em , fortalecendo músculos que são trabalhados com menor intensidade durante o nado, como os das pernas e posteriores.

Ajuda ainda no fortalecimento estrutural da massa óssea, bem como previne quando bem executado lesões de ligamentos aumentando  a sobre vida do atletas.

Um dos maiores praticantes do LPO é o nosso Recordista Mundial dos 50m Borboleta Nicolas Santos que aos 40 anos de idade é o mais velho velocista em atuação, nadando em alto nivel.

Além do arranco e do arremesso, os dois estilos olímpicos, o treinamento inclui o agachamento, que é considerado um levantamento básico, mas fundamental para a execução dos dois estilos em virtude do fortalecimento das pernas, que são a base de ambos.

Este breve resumo partiu de uma duvida de minha Atleta do Master da @aabb_recife, @ligiamorimoraes, espero que tenha sido fácil de entender Ligia

Abraço em todos

E. Porfírio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTARIO

AGUA X ENERGY DRINK'S QUAL A IMPORTANCIA DE AMBAS

Existem 2 motivos para beber líquidos: (1) para se manter hidratado, e (2) para fornecer o corpo  combustível para a pratica esportiva...