segunda-feira, 15 de junho de 2015

CENTRO AQUÁTICO SEGUE ATRASADO !!!!!

Centro Aquático da Bahia (Foto: Raphael Carneiro)


O tempo passa, o tempo voa, e o Centro Aquático da Bahia não está em uma boa. A obra, que deveria ter sido entregue inicialmente em 2013, segue a passos lentos e corre o risco de sofrer mais uma paralisação. A empresa vencedora da licitação afirma que não recebeu nenhuma verba referente a este ano. O montante devido chega a R$ 1,5 milhão. A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) afirma que depende do envio de uma vistoria da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) para realizar o reembolso. 
Enquanto o lado financeiro não é resolvido, o esporte segue com a indefinição e às custas de promessas vazias. A segunda etapa da obra, que consiste na construção de duas piscinas, tem previsão de ser finalizada até outubro - o governo não estipula prazo por conta das questões meteorológicas. Entretanto, ainda faltará a licitação para a terceira e última etapa: construção da arquibancada e equipamentos como vestiários e enfermaria. 
Mas para chegar a este estágio, é preciso que a intervenção atual no terreno da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), na Avenida Bonocô, seja finalizada. Rubem Maia Vilas Boas, responsável pela Construtora Volque - que realiza as obras - diz que para isso precisa voltar a receber o repasse do Governo do Estado. Caso não haja regularização dos depósitos, as obras serão paralisadas.
- Não tenho prazo para entrega. Muito pelo contrário. Se eu vou começar a desmobilizar a obra, como eu vou ter prazo de entrega? Eu preciso ter o fluxo financeiro. Se eu tiver o fluxo financeiro ajustado, que eu emita minha fatura e receba de acordo com o meio contrato, com oito dias, a obra acaba em agosto. Sem problema. Mas do jeito que está essa insegurança financeira, ninguém responde por nada, não dá para continuar. Recebi um dinheiro em abril que foi do ano passado, faturas que não foram pagas de 2014. Deste ano, de 2015, eu não recebi nem um centavo. Eu não vou continuar investindo em uma obra sem a certeza de receber. A partir de junho, se não tiver notícia de pagamento, eu vou começar a desmobilizar a obra. Não posso ficar nessa incerteza. Eu faço obra como sem dinheiro? A minha ideia é realmente começar a partir de agora, até a primeira quinzena de junho, se eu não tiver notícia de pagamento nem de que, pelo menos, ele tenha o orçamentário para descentralizar, eu vou começar a desmobilizar e gradativamente vou parando a obra - alertou.
Terreno onde está sendo construído o Centro Aquático da Bahia (Foto: Raphael Carneiro)
Como noticiado pelo GloboEsporte.com em março deste ano, o impasse acontece pelo desmembramento das obras contratadas pela antiga Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab). Através de nota enviada à reportagem, a Sudesb afirmou que “aguarda a apresentação, pela Conder, da medição da obra, para efetivar reembolso”. Procurada na última quinta-feira (28/05), a Conder respondeu a solicitação somente na terça (02/06). De acordo com o órgão, a medição foi feita no dia 15 de maio e aprovada no dia 1º de junho. Confira a nota completa da Conder:
"As obras estão em ritmo normal e com previsão de entrega desta segunda etapa para o segundo semestre de 2015. Cabe ressaltar que, com a extinção da SUCAB, alguns contratos passaram a ser geridos pela CONDER a partir de março deste ano, onde se enquadra o referido Parque Aquático.
Informamos ainda que a medição de abril de 2015 foi protocolada na CONDER em 15 de maio e aprovada em primeiro de junho. Estamos dando conhecimento à SUDESB para efetivar o pagamento."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTARIO

AGUA X ENERGY DRINK'S QUAL A IMPORTANCIA DE AMBAS

Existem 2 motivos para beber líquidos: (1) para se manter hidratado, e (2) para fornecer o corpo  combustível para a pratica esportiva...