quarta-feira, 24 de agosto de 2016

ANALISE DA VITORIA DE ANTHONY .ERVIN O PRIMEIRO BI CAMPEÃO OLIMPICO ACIMA DOS 30 ANOS

Anthony Ervin (Foto: Reuters)
Sr Ervin Comemora a vitoria Fantastica nos 50m Livre.... 


A natação a cada grande evento revela sempre novas situaçoes inusitadas e extremamente felizes,sabemos que a longevidade dos atletas deste esporte vem crescendo e cada vez mais revolucionando os metodos para a obtenção de grandes resultados.

O primeiro titulo Anthony Ervin aconteceu em Sidney 2004 12 anos atras e desde as semi finais Ervin vinha se mostrando na disputa e para um nadador de 50m Livre estar em um bom dia e confiante e ter 30% da prova ja nadada.

Se fossemos avaliar esta vitoria apenas pelo contexto da idade já seria totalmente fora da curva padrão ate o momento,mas o excepcional mesmo está no que precedeu isso: o mesmo ouro 12 anos atrás, a medalha leiloada, o abandono das piscinas, a entrada em um mundo de drogas, álcool, depressão e tentativa de suicídio – até retornar ao esporte para ser novamente campeão.

Em Sidney Ervin nadou para 21.98 Ganhando a prova em empate com Gary Hall Jr desbancando naquela edição ninguém mais do que Alexander Popov, o Primeiro Bi Campeão Olimpico dos 50m Livre.

Com 21s40  Ervin supera adversários que estavam na briga pelo menos 8 anos mais novos que ele,supera também Florent Manaudou, campeão em Londres e grande favorito ao título – que chegou um milésimo de segundo atrás. Ervin caiu na piscina como o finalista mais velho -  e Saiu dela como o mais velho vencedor de uma prova individual na natação na história das Olimpíadas.

Abaixo irei fazer uma Analise de Dados da Prova com o app ( Race Analyzer) de Ervin Manaudou e do Brasileiro B.Fratu. 

No Inicio da prova do Brazuca é perceptivel  a dificuldade de encaixar a prova no 1º trecho e Fratus passa pelos 15m em 7º Lugar,no meu ponto de vista nestas condiçoes seria surreal apos este trecho mal executado um atleta conseguir uma recuperação que o leva-se ao podiu, enquanto isso nas rais centrais Manaudou e Govorov fazem uma Monstruosa transição do Break Out ( nado submerso) para o inicio de nado  

Podemos perceber pela imagens que o Atleta da Africa do Sul Thandy tem a melhor reação entre os 8 colocados,realizando o Break out na frente de todos seguido pelo Britanico Proud com Manaudou em 3º tendo Ervin neste fundamento na 7ª colocação.



Em Seguida irei postar os Dados de Prova dos Atletas Ervin,Manaudou,Adrian e Bruno Fratus.                                                                                                                                       ERVIN  X MANADOU               



Para Esta analise utilizei mais uma vez o app Race Analyzer,app que considero uma ferramenta muito interessante para analise de dados,pois bem vamos a Analise

Break time
Este dado se refere ao tempo de reação mais o nado submerso e nele podemos observar que a performance de Manaudou no nado submerso é uma grande arma contra os adversarios,apesar de sair atras do Britanico Thandy o Frances foi o segundo neste fundamento,Ervin neste fundamento saiu em 6º Lugar com um aproveitamento menor do que comparado a Manaudou alcançando apenas 10,76m contra 12,06 do Francês.

Tempo de 15m         

Esta Parcial no app mede o primeiro trecho de prova nadada dos atletas e para mim este foi o ponto decisivo de Ervin em relação a Manaudou,Ervin foi muito mais eficiente na mecânica do nado passando pelos 15m com 04''77s,aonde posso afirmar que aqui valeu a experiencia do Americano que conseguiu encaixar a prova logo em seu inicio...Enquanto Manaudou neste trecho perdeu eficiência e aconteceu com o Frances um termo que nos treinadores usamos que é "Patinar" , pássando nos 15m nadados com 05"18s,representando neste trecho uma desvantagem substancial de 0,41s.

ACT DPC  VEL

Aqui podemos perceber o dado logo acima exposto por mim quando usei o termo "patinar" no dado ACT,  Ervin finaliza com 60,10 ciclos/s com uma DPC 1,87m/s em relação a Manaudou ACT    62,19 ciclos/s com uma DPC 1,72.

A relação otima entre os dados podemos observar quando comparamos os dois atletas apesar de Manaudou ter uma ACT  maior a efetividade do aproveitamento na DPC e menor do que a de Ervin confirmando a relação positiva entre a menor ACT com um melhor Aproveitamento da DPC Ervin precisou de menos ciclos para alcançar um otimo deslocamento com uma Velocidade Maior do que a do Frances


Adrian  x Fratus

Apesar de saber que o Brasileiro ficou em 6º Lugar não em 4º faço esta comparação para identificarmos o que faltou para Bruno chegar ao Podium. Em minha opinião o Nadador Brasileiro sentiu a pressão de nadar em casa e foi mal em todos os Fundamentos.                Observem que na imagem abaixo O Brazuca ja sai em 7º na reação e passa pelo trecho de 15m em 6º Lugar. Para quem deseja brigar por um resultado em uma prova como os 50m Livre foi notório que o Brazuca ja se desqualificou para a disputa antes da metade da prova lembrando que este Trecho é a pior parte dos 50m Livre do Brasileiro que ainda incide no erro de se recuperar no segundo trecho da prova . Abaixo o Scout do Race Analyzer comparando Fratus e o 3º Colocado Adrian





Break Out

Observem pelos dados que Fratus alem de começar a parte nadada atras foi tambem o que efetivamente teve uma relação mais negativa entre o trecho submerso e o Trecho nadado,ficando evidenciado que  início antecipado do Break out pode ter tirado o brasileiro da posição ideal de nada perderndo o encaixe e retardando o inicio de um nado mais limpo. Fratus neste Trecho alcança 03'49 com uma distancia de 11,07m Adrian um
pouco melhor com 04'09 alcançando 12,98m


Tempo de 15m 

Aqui é possivel observar que ate os 15m Fratus é o 6º lugar como observado na figura do alto da prova,Adrian tambem não inicia muito bem seu trecho nadado passando os 15m em 5º Lugar melhorando a sua performance no trecho final vide dados de ACT DPC VEL.

ACT DPC e VL 

Podemos observar que Fratus nada com uma ACT maior com uma boa Relação entre a DPC mais o fato de ter iniciado a prova muito mal tira a possibilidade de exito de Fratus enquanto o mesmo não evoluir no trecho incial.  É póssivel ver que no trecho de 10m Finais ele ainda nada menos eficiente que Adrian com 6'69 e Fratus com 07'34, comparando agora a ACT Fratus roda em uma frequência  de nado mais alta com uma boa relação entre as duas,obtendo valores melhores comparados aos do Americano que foram ACT 62,56 com uma DPC menor 1,68.

Aqui  identifico pelo gráfico que infelizmente não é possível postar,que Adrian sofre uma redução brusca em seu padrão de nado (sentiu a prova).

Com isso concluo que Fratus que ja tem componentes essencias a evoluir que é o primeiro trecho da prova mais uma vez peca 

Adrian grande favorito ao podium confirma  a chegada ao mesmo depois de uma dura prova decidida em pequenos detalhes sentindo a prova no Trecho final. 

Manaudou grande favorito sentiu o gosto amargo da prata o gosto do Quase fui e deixou a vaga aberta quando não conseguiu encontrar a melhor posição de nado no Trecho inicial perdendo ainda a eficiencia otima entre a ACT e a VEL.


Ervin surpreendeu .... um Atleta acima dos 30 anos com um resultado tão expressivo quanto este é um factor muito raro,mais podemos observar segundo a analise é que a experiência do Americano que se manteve tranquilo no primeiro trecho da prova retomando uma boa posição de nado nos 15m finais partindo para a vitoria surpreendendo o Frances que não apostava no Americano que estava do lado oposto.

SIGLAS : 

ACT = AVERAGE CYCLE TIME = FREQUENCIA DE BRAÇADAS
DPC DISTANCE PER CYCLE = DISTANCIA POR BRÇADA
V= VELOCIDADE

Espero que tenham gostado duvidas me enviem mensagem para :

porfiriotecaabb@gmail.com









Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTARIO

AGUA X ENERGY DRINK'S QUAL A IMPORTANCIA DE AMBAS

Existem 2 motivos para beber líquidos: (1) para se manter hidratado, e (2) para fornecer o corpo  combustível para a pratica esportiva...