segunda-feira, 8 de julho de 2019

OS TRES R's IMPORTANTES PARA UM BOM NADO COSTAS

Resultado de imagem para GUILHERME GUIDO


O Sucesso para uma boa execução do nado costas está baseado em 3 R's : Ritmo, Relaxamento e Rotação.


Rotação

 A rotação refere-se à rotação do tronco iniciada pelo quadril, que gera estabilidade  e reduz o arrasto,mantendo de maneira efetiva a cadencia do nado,no nado costas a manutenção de um bom movimento de rotação mantem o posicionamento do corpo de maneira adequada por permitir uma rápida e efetiva fase submersa do nado

O relaxamento ajuda a manter a força constante para executar a técnica correta da braçada, sem exercer esforços desnecessários na execução do movimento.A recuperação do braço e o padrão de respiração são os dois principais componentes do relaxamento.

Ritmo

 O ritmo requer que o corpo se mova  além do ponto de entrada do braço  ate o momento da rotação do tronco para preparar a recuperação e a entrada,para isso é fundamental estabelecer um bom ritmo.

 O ideal é girar os quadris para fora da direção dos braços e da mão que está terminando a fase propulsiva. Isso coloca os quadris cada vez mais próximos a superfície e mão termina a fase subaquática da braçada, mais conhecida como finalização mais profunda, permitindo que o braço e a mão se recuperem de forma limpa

 A ação inicial do movimento de agarre também  ajuda a posicionar melhor o corpo e reduz o arrasto. Quando os braços estão um pouco longe do ponto ideal de entrada atrapalham a rotação, focar na rotação do tronco ajudará a garantir a uma boa potencia no braço e na entrada da mão. 

O sincronismo do ritmo e a rotação do tronco adequados facilitarão a saída do polegar, a recuperação vertical e um agarre profundo na entrada, todos os quais são componentes essenciais para o nado de costas bem-sucedido.


Relaxamento

O relaxamento requer essencialmente que os braços se recuperem naturalmente,um movimento limpo e rápido e ao mesmo tempo um movimento contínuo no agarre da braçada na fase  submersa na recuperação com bastante intensidade.

 - O erro nesta fase acontece quando em vez de levantar ou carregar os braços para a recuperação,o braço e a mão também "caem" na entrada, em vez de serem carregados e colocados na entrada. Um padrão de respiração deve ser usado de maneira regular, inspirando em um braço, exalando no outro braço. 


E. Porfírio - Treinador da Equipe Petiz da AABB Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTARIO

AGUA X ENERGY DRINK'S QUAL A IMPORTANCIA DE AMBAS

Existem 2 motivos para beber líquidos: (1) para se manter hidratado, e (2) para fornecer o corpo  combustível para a pratica esportiva...