O Blog do Treinador ira exibir uma serie de Informações a respeito de um tema muito discutido no meio aquático que é a Desidratação e as suas Consequências ao Nadador,podem ter certeza que muitos mitos irão cair bem como dicas de como proceder diante de um obstaculo diário dentro dos Treinamentos em Natação.
I PARTE
Introdução
É fato,a desidratação afeta significativamente o metabolismo dos seres vivos, há varias informações, mas não muitos trabalhos que se relacionam com a desidratação durante as sessões de treinamento no ambiente aquático.
Como a desidratação afeta o desempenho, presume-se que se pode prevenir ou retardar o seu aparecimento, poderíamos treinar mais e mais intensamente.
Na natação ainda existem muitos que acreditam que a água não transpiramos, que não existe despendido liquido na natação, em contrapartida também muitos treinadores de esportes aquáticos (natação, pólo aquático, hóquei subaquático, etc ). treinados para aconselham a ingestão de líquidos antes, durante e após os treinos. Apesar de não seguir o mesmo julgamento quanto à quantidade de liquido deve ser Hidratado. As recomendações são especulativas e sem base científica. Então, nós queremos identificar a quantidade média de peso perdido com o suor durante o trabalho aeróbio de 100% e intensidade de 80% no ambiente aquático, a fim de dispor de dados confiáveis e doses corretas de líquido, mantendo a Reidratação Ideal
Equilíbrio Hídrico
A desidratação irá ser definido como o estado resultante da perda de fluidos (Merlo et ai 1979) 23.188É necessário considerar a importância da água em qualquer sistema vivo, que é funcional entre 50% e 95% do seu peso. (Curtis & Barnes, 1993). 23188No corpo humano, a água representa uma grande porcentagem do peso do corpo. Weineck Jürgen (1993) cita Gebert, que estima que entre 50% e 70% do peso corporal é a água, Jack Wilmore e Costill David (1999) aumentou para 60% do peso corporal para um jovem e 50% para uma jovem mulher Maglishco Ernest (1986) e Cordeiro & Shehata (1999) não discriminar por sexo e propõe um peso de 60%, Rolando Ciro (1994) apresenta uma pequena diferença entre os sexos, de 55% para 60% em homens e 50% a 55% nas mulheres
- O balanço hídrico é de fundamental importância, pois a água é usada em muitas funções no organismo:
- É um dos constituintes das macromoléculas.
- Serve como solvente para substâncias compostas de moléculas pequenas.
- Desempenha um papel importante na regulação térmica, especialmente através do suor.
- É essencial para bom número de reações enzimáticas. (Weineck 1993)
- Dois terços do volume total de água no corpo corresponde a fluidos intracelulares, enquanto que uma outra parte é a água que é utilizada fora das células como o plasma, fluido intersticial, linfa e outros fluidos.(Wilmore e Costill 1999).
Nosso objeto de estudo centra-se na atividade física e, portanto, imediatamente destacar as funções específicas de água durante o exercício:
- Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio para os músculos através do plasma sanguíneo, que é principalmente água.
- Nutrientes como a Glicose, Àcidos Graxos e os Aminoácidos são transportados para os músculos pelo plasma sanguíneo.
- CO2 e outros resíduos metabólicos deixam as células e digite o plasma de sangue a ser expulso do corpo.
- Os hormônios que regulam o metabolismo e atividade muscular durante o exercício a ser realizado no plasma sanguíneo para os seus objetivos.
- Os fluidos corporais contem agentes Equilibradores tais como tampões para manter um pH apropriado quando se está a se produzir lactato.
- Água facilita a dissipação de calor do corpo gerada durante o exercício.
- O volume de plasma do sangue é uma determinante importante para a pressão arterial e da função cardiovascular, assim,.(Wilmore e Costill 1999)
- Os sintomas da desidratação são a diminuição na produção de urina, pele seca, pálida e com pouca elasticidade, aumento da freqüência cardíaca, freqüência respiratória e diminuição da pressão arterial (Spelhaug 2001)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
FAÇA SEU COMENTARIO