Assim como os tempos surpreendentes que eles nadam, você também pode notar que, em média, cada nadador a nivel Mundial leva entre 1-2 respirações no máximo nas provas de 100m Livre e há até alguns nadadores que não respiram por todos os 50 metros iniciais. Estou tentando salientar o quão importante é ter uma excelente capacidade cardiorespiratoria para um nadador. Claro, não estou sugerindo que você só deve respirar uma ou duas vezes no máximo a cada 50 metros, mas há algo que deve ser aprendido com isso.
Em primeiro lugar, em poucas palavras, nossa capacidade pulmonar diz a que horas nossos laboratórios funcionam. Isso pode ser medido (geralmente por um exame médico-Desportivo) chamado teste de espirometria. O exercício regular melhora a sua capacidade pulmonar, o tabagismo torna pior.
Mas não se deixe enganar ao pensar que ter uma boa capacidade pulmonar simplesmente significa ser capaz de prender sua respiração mais tempo, caso contrário, ela se aplicaria somente a nadadores de estilo livre e borboleta, enquanto não seria útil para os nadadores de costas (que respiram todo o tempo) ou nadadores de peito (que respiram em todas as braçadas).
Gostaria de mencionar que uma boa capacidade pulmonar significa melhor função pulmonar. O oxigênio e a glicose são a base de todas as reações químicas que ocorrem em nosso corpo para criar a energia que nos permite deslocarmos. Treinar essa capacidade significa ter mais oxigênio disponível e, portanto, melhorar sua função de aporte anaeróbico .Também vale a pena notar que o oxigênio nos pulmões nos ajuda a flutuar, então quanto mais 0² você tiver, melhor sua posição na água,
e um detalhe mais importante, a exalação elimina um componente nocivo para qualquer organismo em Stress que se chama CO², o mesmo é um dos responsáveis pela degradação de moléculas importantes a níveis Fisiológicos, portanto exalar é essencialmente importante para o nadador.
Aqui estão 3 exercícios que vão te auxiliar no aumento de sua capacidade Cardiopulmonar:
1. Respirar em frequências de braço variando o padrão.
Natação livre com respiração alternada a cada 2/3/4/5/6/7/8/9 ciclos. Este exercício pode ser realizado quando estiver nadando facilmente ou em velocidade.
2. Respirando um número definido de vezes em uma certa distância.
Ao contrário do exercício acima, defina um número máximo de respirações para cada volta na piscina. Este exercício pode ser realizado tanto quando nadar em ritmo de prova ou nadando facilmente. Para este exercício, comece a nadar de 300/400 m e, em seguida, aumente gradualmente a intensidade.
Respire fundo e aproveite seu Treinamento !!!
E.Porfirio - Treinador do Petiz e do Master da AABB Recife, /Técnico da Equipe do Colegio Damas !!!!!
E.Porfirio - Treinador do Petiz e do Master da AABB Recife, /Técnico da Equipe do Colegio Damas !!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
FAÇA SEU COMENTARIO