segunda-feira, 24 de maio de 2010

DICAS DE CAMPEÃO

THIAGO PEREIRA
Quando a mente manda, o corpo obedece



O carioca Thiago Pereira é um sucesso nas piscinas.

Mas as conquistas dele não podem ser atribuídas somente ao preparo físico.

Thiago, com a ajuda da própria natação, se tornou um cara focado e disciplinado. "Fui uma criança bastante agitada. Com o esporte, aprendi a canalizar meu lado competitivo, que sempre foi muito forte, e a trabalhar de forma bacana com meus objetivos", conta.

Ele também trouxe mais calma para a vida pessoal.

O segredo? "Gostar de ficar na piscina. A água é uma segunda casa."


TÉCNICA VENCEDORA
Rasgue a piscina em três passos
Para melhorar a qualidade das suas braçadas no nado livre, siga a seqüência de dicas abaixo. "E lembre-se de que é fundamental manter o corpo o mais perto possível do eixo central", ensina Fernando Vanzella, treinador de Thiago Pereira. Veja como:

Passo 1: A explosão inicia aqui, com o braço direito prestes a começar a fase de tração, a perna direita pronta para a primeira pernada, o lado esquerdo do quadril pronto para cair e o braço esquerdo posicionado para retornar à água após a braçada.

Passo 2: Esta é a fase da potência. Coloque a mão e o antebraço direitos firmes na água e deixe os músculos do tronco e das costas girarem o corpo sobre si. O quadril esquerdo cai em relação ao eixo central, transferindo a força do centro para o braço propulsor. Enquanto isso, o braço esquerdo é esticado para a frente, alongando o corpo e fazendo o lado alto baixar, de modo a aumentar o torque no tronco e quadril. "Esse giro consegue acelerar a velocidade mais do que os músculos dos braços", alerta o técnico americano Terry Laughlin. Continue a puxar o corpo sobre o braço ancorado - os principiantes diminuem o ritmo nesse ponto -, quase como se tentasse jogar água para fora da piscina por trás.


Passo 3:
"Mantenha as coxas ligeiramente afastadas, mas dentro do fluxo que o corpo cria conforme se movimenta", aconselha Vanzella. Estique as pernas ao máximo e solte os tornozelos, usando os pés como nadadeiras. A batida do pé esquerdo ajuda a erguer o lado esquerdo do corpo para a próxima braçada. Ao fim dela, o lado esquerdo deve estar abaixado, com o braço direito pronto para retomar a posição de descanso, e o esquerdo preparado para iniciar uma braçada vigorosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTARIO

AGUA X ENERGY DRINK'S QUAL A IMPORTANCIA DE AMBAS

Existem 2 motivos para beber líquidos: (1) para se manter hidratado, e (2) para fornecer o corpo  combustível para a pratica esportiva...