sexta-feira, 28 de agosto de 2015

TÉCNICA DE NADO SUBMERSO DE LOCHETE É CONSIDERADA ILEGAL PELA FINA



                    Matéria Sugerida por Luiz Paulo Mafra /  Fonte:Swimswam

A FINA finalmente se pronunciou logo apos o Campeonato Mundial de Kazam e declarou Ilegal a Pernada subaquática de Ryan Lochete. Tudo começou quando Lochete adotou a pernada de Borboleta invertida nas provas de crawl a recente Técnica foi adotada semanas antes pelo nadador e seu Treinador David Marsh. Lochete é um dos melhores do mundo no nado submerso e a nova técnica ajudou o atleta a conquistar a vitoria sendo o seu quarto Titulo seguido na prova.


Embora a técnica é perfeitamente legal no estilo livre (e, claro, costas), houve a preocupação de que ele pode não passa-se por cima das regras da entidade. A diferença é que no "estilo livre" e permitido ao atleta fazer basicamente qualquer estilo de nado, incluindo qualquer um dos três outros estilos competitivos. Mas,na prova de medley especificamente, a perna do "estilo livre" não permite a utilização de nenhuma das outras 3 pernadas dos nados anteriores ja utilizados tornando ilegal o emprego de outra técnica de pernas no nado submerso. 

Durante o Campeonato Mundial, houveram rumores de que um arbitro tinha identificado e interpretado a regra corretamente e teria definido a quebra da regra alegando que o nadador teria utilizado no nado costas a mesma pernada que utilizou antes do inicio do nado crawl mais nada ocorreu...Sera que por ser Lochete ? se fosse um nadador de outra nacionalidade sera que fariam o mesmo,o que posso lembrar é que não houve exitação na desclassificação de Thiago Pereira !!! 

Mesmo assim Lochete assumiu o risco a nadou a final dos 200m Medley executando o mesmo movimento. em uma entrevista logo apos a prova ele comentou que não era conhecedor de uma regra que proibi-se a Pernada de costas nos nados submersos de Crawl e Borboleta mais também concorda que a regra deve ser alterada no futuro.

Mas hoje no canal SwimSportNews da Alemanha a FINA esclareceu a regra em torno das provas de medley e alertou que a técnica adotada por Lochte será considerada ilegal e desqualificara em quaisquer futuros provas do nado medley.

Justificativa da FINA é que "costas" é definido pela posição de decúbito dorsal do Nadador (Barriga para cima). Assim, em fase subaquática chutar de costas,não e´Tecnicamente o nado de costas ate que o atleta rompa a superfície e neste aspecto Lochete poderá usar a pernada em suas provas de nado livre,mais não sera mais permitido o uso nas provas de medley.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTARIO

AGUA X ENERGY DRINK'S QUAL A IMPORTANCIA DE AMBAS

Existem 2 motivos para beber líquidos: (1) para se manter hidratado, e (2) para fornecer o corpo  combustível para a pratica esportiva...